X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

A Linha do Salto

['A Linha do Salto]

A informação da existência de uma linha de captação que não deriva para o Reservatório do Carvalho foi identificada no mapa de 1929. Está registrada no mapa como Linha do Salto.

A linha está conectada diretamente na Adutora de Curitiba, em ponto abaixo do local da Chaminé de Equilíbrio.

 

A primeira foto da tubulação na saída da represa ou Caixa do Salto, foi feita no dia 19 de Novembro de 2010, as 14hs52min.

 

Abaixo do local da Chaminé de Equilíbrio, a junção da Linha do Salto com a Adutora de Curitiba, foi descoberta em 25 de Maio de 2013, as 14hs25min. Verificando a direção da linha na junção com a adutora, acabei deduzindo que a adutora de captação do Salto, cruzava a estrada dos Mananciais.

 

Confirmei esse fato no mapa de 1929. Então segui a linha de captação em direção contrária da junção, no sentido para a estrada. Lembro que nesse dia, o meu filho Gabriel me acompanhava.

Chegamos até a estrada, tendo descoberto uma ventosa nesse trecho. O achado foi fotografado no dia 06 de Julho de 2013.

 

Então faltava pesquisar por onde a adutora de captação passava na mata. A travessia foi iniciada em Setembro de 2013, porém a empreitada foi abandonada, face à dificuldade de encontrar o caminho por onde a adutora estava assentada, logo abaixo da caixa de captação.

 

Retomando a pesquisa de campo, em 2014 tive maior êxito, tendo avançado bastante. Algumas fotos da adutora foram feitas no mês de Julho deste ano, no dia 02 as 14hs36min.

Lembro de que em um dos momentos de tentar achar a adutora, acabei me perdendo na mata, levando bons 30 minutos para retornar ao ultimo ponto marcado no GPS. Mas ainda não havia conseguido chegar até a estrada do Manancial, no ponto da ventosa.

 

Nova investida foi feita no dia 05 de Julho de 2014, tendo conseguido chegar até a estrada. Do ponto inicial até a saída foram 3 horas na mata. A linha do salto estava redescoberta.

 

Em 2015 fiz nova travessia por essa linha, para refazer algumas fotos. Do ponto da captação na caixa do Salto, até a junção são 1.090 metros.