X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Agradecimentos

Não poderia deixar de registrar meus agradecimentos às pessoas que de alguma forma contribuíram para a realização desta pesquisa.

 

Em especial, a amiga e bióloga Ana Cristina do Rego Barros, que por longo tempo foi responsável pelo CEAM-Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, da Sanepar em Piraquara, e que de forma competente sempre cuidou com muito carinho dos Mananciais da Serra.

Meu muito obrigado ao Manoel César Santos, Técnico do Patrimônio Histórico da Sanepar, pelo fornecimento das cópias dos documentos antigos.

 

Deixo também meu agradecimento aos Guardas Patrimoniais que me auxiliaram na entrada nos mananciais, com a abertura do portão e ouvindo pacientemente as estórias das descobertas:

Claudia de Barros Cordeiro

Martha Jez

Ricardo Belão

Vilson Antonio Pires de Lima

 

Ao pessoal terceirizado, responsável pela limpeza e manutenção das trilhas, meu agradecimento, por serem cuidadosos e zelosos com os locais de visitação nos mananciais:

Antonio Galdino dos Santos (Nico)

Claudinei Sampaio

 

Agradeço também aqueles que foram meus conselheiros ou serviram de fonte de importantes informações sobre o funcionamento do sistema de captação, e que por longo tempo moraram ou trabalharam nos Mananciais da Serra:

Jose Rocha de Barros - Seu Zezinho (já falecido)

Dirso Pinto de Barros

José de Castro Barros – Seu Zezo

Osmair Pinto de Barros

Verolin Belão – Lintio (já falecido)

 

Não posso esquecer das biólogas que tive oportunidade de conhecer  e guiar em algumas pesquisas em suas áreas de estudos. Aprendi bastante com essas profissionais:

Rafaela Bobato

Talita Braga

 

Para finalizar o meu agradecimento especial para a Silvana, minha esposa e companheira, que com paciência sempre ouviu com atenção as estórias das descobertas.