X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Detalhe do Acervo: Fundações da Casa da Bomba

['Fundações da Casa da Bomba ]
Autor: José Carraro
Titulo: Fundações da Casa da Bomba
Data da foto: 22/07/2020
Categoria: Casa da Bomba
Sub-Categoria: N/A

Vestígios do interior da Casa da Bomba ou onde funcionava o "Locomóvel" a vapor. O prédio onde a máquina "Locomóvel" estava instalada deve ter sido demolido em algum momento entre os anos de 1945 (quando a elevação das águas do Rio Cayuguva foi descontinuada) e 1962, ano em que o Sr. José Rocha de Barros (Seu Zezinho já falecido) começou a trabalhar nos mananciais, segundo nos relatou o Sr. Osmair Rocha, filho de Seu Zezinho. 

Como recorda o Sr. Osmair, quando criança ia com os irmãos e seu pai até a chaminé e apenas as fundações existiam no local.

Ainda é possivel verificar a tubulação por onde a água era aduzida para a bomba "Sulzer" acionada a vapor pelo "locomóvel". Esta bomba elevava a água através de encanamento até a Adutora principal ou de Curitiba. O ponto de junção ficava onde está instalada a Chaminé de Equilíbrio, nas proximidades do Reservatório do Carvalho.

A altitude do local da Chaminé de Equilíbrio é de 1000 metros. Então a água era elevada a 97 metros do ponto de adução na Casa da Bomba (903 metros).

Outra constatação revelada pelo resto das estruturas é que quando foram encerradas as atividades da elevação mecânica das águas, os equipamentos - Locomóvel e bomba - foram retirados do local e o prédio foi demolido. Os tijolos, vidros e telhas que restaram inteiros do desmanche, também foram retirados do local, pois não se encontra nenhum vestígio de peças inteiras no entorno da chaminé. 

Em 2015 encontrei na mata nas proximidades da chaminé, um local onde o solo é todo formado por restos ou cacos de telhas. A época pensei serem indícios da demolição de uma casa que aparece em uma foto de 1925. Mas agora concluo serem as telhas que cobriram o prédio da Casa da Bomba.

Descobrir essas estruturas só foi possível devido a severa estiagem ocorrida no ano de 2020.

Localização: S 25°28'38'' W 49°00'02'' - Altitude: 903 metros.

 

 

Veja mais imagens.
Veja também um vídeo.