X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Detalhe do Acervo: Portão na Antiga Estrada dos Mananciais

['Portão na Antiga Estrada dos Mananciais]
Autor: José Carraro
Titulo: Portão na Antiga Estrada dos Mananciais
Data da foto: 22/07/2020
Categoria: Outras Descobertas
Sub-Categoria: N/A

Ruínas do antigo portão de acesso na estrada dos Mananciais. No sentido para a serra, após o portão a estrada tinha uma bifurcação: a direita, o acesso para os Mananciais da Serra. A esquerda, o acesso para a Casa da Bomba, Piraquara e Curitiba. No sentido de saída, acesso para a estrada da Colônia Santa Maria do Novo Tirol.

O portão possuia apenas uma parte ou seção e a mureta onde estaria o batente, foi removida estando no leito da barragem à aproximadamente 100 metros do portão. A remoção  possivelmente ocorreu na época das obras de preparação da barragem do Cayuguava ou Piraquara I.

No centro do portão, tem uma placa com a logomarca da Sanepar. Informações passadas pelo Sr. Dirso Pinto de Barros, antigo morador e que trabalhou nos mananciais, foi que anteriormente a placa era do antigo Departamento de Água e Esgotos D.A.E.

Consultando o site da Sanepar/Memória, consta que a denominação Sanepar foi criada em 1964. Possivelmente essa logomarca passou a ser utilizada na década dos anos 70.

A estrutura estava submersa desde a formação do lago da Represa do Cayuguava em 1979 e sua descoberta só foi possível face a severa estiagem dos anos de 2019 e 2020.

Localização: S 25°29'14" - W 49°00'08" - Altitude: 903 metros.

Veja mais imagens.
Veja também um vídeo.