X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Detalhe do Acervo: Portão Principal de Acesso aos Mananciais e Casa da Bomba

['Portão Principal de Acesso aos Mananciais e Casa da Bomba]
Autor: José Carraro
Titulo: Portão Principal de Acesso aos Mananciais e Casa da Bomba
Data da foto: 17/08/2020
Categoria: Outras Descobertas
Sub-Categoria: N/A

O acesso principal para os Mananciais da Serra e para a Casa da Bomba, era realizado pela antiga Estrada dos Mananciais, cujo trecho foi construído na encosta de morro nas proximidades da localidade de Roça Nova, em Piraquara.

Após a descida desse morro, havia um portão de uma única aba, com muretas similares àquelas encontradas submersas pela barragem do Cayuguva ou Piraquara I, já descrito neste site.

O relato da existência desse portão principal de acesso aos mananciais foi repassado pelos irmãos Dirso Pinto de Barros e  Osmair Pinto de Barros, antigos moradores e que também trabalharam nos mananciais.

Os irmãos Barros ainda afirmaram que após o portão, no sentido de quem estava indo para os mananciais ou para a Casa da Bomba, existia uma ponte sobre o rio Cayuguava. A ponte tinha alicerces de granito e a parte superior em pranchas de madeira.

Embora com a seca de 2020 o nível de água da barragem tenha baixado severamente, nenhuma estrutura veio à tona, sugerindo que as pilastras tenham sido retiradas e mesmo o portão tenha sido extraído do local. A remoção pode ter sido motivada em razão das obras de infra-estrutura, para a passagem de caminhões e tratores utilizados nas obras da barragem.

Com as informações passadas pelos senhores Osmair e Dirso, tentei projetar onde ficaria esse portão, para registrar mais esta estrutura que fez parte da história dos Mananciais da Serra.

Possível Localização:  S  25°28'57"   W 49°00'16"  - Altitude: 913 metros.

 

Veja mais imagens.