X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Detalhe do Acervo: Vala Empedrada do Cayuguava

['Vala Empedrada do Cayuguava]
Autor: José Carraro
Titulo: Vala Empedrada do Cayuguava
Data da foto: 11/08/2012
Categoria: Outras Descobertas
Sub-Categoria: N/A

Vala construída ao lado da Caixa do Cayuguava - Velha, para dar vazão ao grande volume de água do Rio Cayuguava, nos períodos de chuvas nos Mananciais da Serra.

Constituida de paredes de alvenaria de 2,50 metros de altura e fundo calçado, possuia ainda comporta acionada por cremalheira, o que permitia o controle da água a ser escoada pela vala. A extensão da vala é de 40 metros.

Foi descoberta pelo pesquisador em Agosto de 2012, na mesma investida pela mata para descobrir a Caixa Velha no Rio Cayuguava. O interessante da descoberta é que ao mostrar fotos ao Sr. José Rocha de Barros - Seu Zézinho antigo funcionário do DAE e morador dos Mananciais, o mesmo não recordava de ter conhecido esta estrutura.

O nome atribuido pelo pesquisador foi baseado em relatório de 31 de Dezembro de 1909 de Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos, onde consta: "... transporte de areia para construção de uma vala empedrada ao lado da represa do Cayguava e destinada a exgottar o excesso de agua por occasião das enchentes..."

Localização: S 25°28'53'' - W 48°58'23'' - Altitude: 1037 metros.

Veja mais imagens.
Veja também um vídeo.