X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Pesquisa

Pesquisa

Em infindáveis caminhadas pela floresta conservada na vertente oeste da Serra do Marumbi, as fotografias registraram e desvendaram as estruturas do conjunto arquitetônico do primeiro Sistema de Abastecimento de Água do Paraná.

A água que era recolhida nas Represas ou Caixas de Captação e acumulada no Reservatório do Carvalho nos Mananciais da Serra em Piraquara (PR), abasteceu Curitiba desde 1908 e funcionou até 2004.

Foram mais de 250 visitas aos Mananciais da Serra entre 2010 e 2016. Como fotógrafo amador e utilizando as câmeras PowerShot Canon A630 e Canon SX20HS, foram registradas mais de 9.000 fotos e que não receberam qualquer tratamento com software para melhorar as cores ou a luminosidade. Retratam o  olhar do fotógrafo e a luz natural das belas paisagens dos Mananciais da Serra.

No site constam 1.795 fotos e 135 vídeos.

Também não foram utilizados outros recursos como tripé para apoio das máquinas fotográficas e os vídeos apresentados neste site foram produzidos com a câmera fotográfica Canon.

Este site tem por objetivo documentar e deixar um legado para que as gerações futuras entendam como era estruturado este histórico sistema de captação de águas, considerando também sua importância patrimonial, ambiental e tecnológica.

Todo trabalho de pesquisa foi realizado por iniciativa própria e com a preocupação de preservar a história, almejando despertar o interesse real das instituições, que também poderiam estar apoiando e facilitando o autor para o registro da mais importante obra de abastecimento de água potável do Estado do Paraná.

 

Referências Bibliográficas

Livros:

Água & Esgoto do Paraná – O Que Dizem os Documentos Oficiais – 1999

Resgate da Memória do Saneamento Básico do Paraná - Schuster, Zair Lourival  Luiz – 1994

Saneamento de Curitiba – Britto, Francisco Saturnino Rodrigues de – 1920

Dissertações:

Uma História Ambiental dos Mananciais da Serra do Mar: O Abastecimento de Água para Curitiba (1870 - 1829) – Cordeiro, Lorena de Pauli – 2008

                                                                             

                                                                                      José Luiz Carraro