X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Detalhe do Acervo: O Local do Acidente

['O Local do Acidente ]
Autor: José Carraro
Titulo: O Local do Acidente
Data da foto: 21/10/2021
Categoria: SADIA - Queda de Avião
Sub-Categoria: N/A

As primeiras informações sobre o possível local da queda do Dart-Herald prefixo PP-SDJ da SADIA no dia 03 de novembro de 1967, durante o trajeto de São Paulo para Curitiba, davam como tendo ocorrido no Pico do Marumbi.

Só mais tarde daquele dia, às 15h17min, os destroços foram localizados no morro da Represa ou Negro, por um avião Pipper da BOA Taxi-Aéreo.

 

Passados 54 anos do acidente, vários montanhistas já encontraram os destroços que ainda permanecem no local da queda da aeronave.

A trilha utilizada parte da base do Morro do Canal, seguindo para a Torre Amarela e depois em direção ao Pico Negro ou do Carvalho.

Normalmente são 5 horas de caminhada até o local e mais 5 horas de retorno. Na passagem do ano 1999 para o ano 2000, o montanhista e amigo José Augusto Mazaroto em uma caminhada pela trilha Alpha Omega, acabou encontrando uma peça do avião sinistrado, no caso, um dos eixos do trem de pouso.

 

No momento em que escrevo este relato (outubro de 2021), ainda não tive oportunidade de ir até o local. As investidas que fiz pela mata, foram utilizando informações passadas pelo Sr. José Rocha de Barros, Seu Zézinho, já mencionado em várias estórias deste site.

A indicação de Seu Zézinho mencionava que a trilha utilizada pela Policia Militar e Bombeiros à época do resgate, começava nas proximidades de um frondoso araçareiro, no caminho de acesso a Caixa do Salto. Encontrei essa árvore, mas como já se passaram mais de 50 anos, não consegui encontrar vestígios da trilha original.

Desta forma, decidi seguir pelo leito do Ribeirão do Salto, a montante da caixa de captação. A investida pelo ribeirão me levou até 500 metros do ponto passado pelo José Augusto, onde estaria o trem de pouso do avião.

 

Na foto principal uma panorâmica das montanhas que circundam os mananciais da serra, com a indicação de onde estão os destroços, no morro do carvalho/represa ou negro. Nas fotos adicionais, o José Augusto  e o eixo do trem de pouso (foto de 2004), e restos de uma das turbinas Rolls Royce.

Coordenadas do local do acidente: 25°30'25.00"S   48°58'11.00"W

Coordenadas do trem de pouso: 25°30'28.99"S   48°58'10.59"W

Veja mais imagens.