X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Diário da Tarde

Transcrição da Edição de 26 de Dezembro de1905 - Pg. 1

O SANEAMENTO

            Desejando satisfazer compromisso assumido pelo Diario de analysar o termo de aditamento de 9 do corrente ao contracto celebrado para construcção das redes de esgotos e abastecimento d’agua desta cidade, se faz mister dirigir o governo do Estado interpellação sobre ponto essencial.

            Pelo que se depreende deste termo, a alteração feita ao contracto de 13 de Abril de 1904 versa sobre a forma do pagamento de 1.777:777$ que o governo resta pagar a Empreza, de maneira que o pagamento de  3.777:777$ effectuado em apólices continuará sob o regime do contracto, isto é, sujeito aos juros de (ILEGIVEL) % e amortisavel em 40 annos.

            Desta forma, além do ônus pesadíssimo do empréstimo externo, fica o Estado obrigado ao serviço de juros e amortizações estabelecido pela clausula 16 do precitado contracto, pois que o aditamento não cogitou de outra forma de pagamento.

            É, pois, sobre este ponto que pedimos esclarecimento ao governo, para exercer com bases firmes, a nossa critica sobre o additamento que ao nosso ver, não bem acautelou os interesses do Estado, que residem na unificação da divida passiva, já que a politica financeira do governo não dá margens a redução dos compromissos do tesouro.

            Aguardamos, pois, os esclarecimentos solicitados.