X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Jornal A Noticia

Transcrição da Edição de 03 de Dezembro de 1906 – Pg. 1

                                                               Saneamento

            Podemos accrescentar ao que escrevemos sob este titulo: É voz corrente que o escoamento se operou por uma grota aberta pela agua no reservatório, a qual segundo affirmam pessoas insuspeitas ao governo, poderá ser ou já foi fechada mediante um conserto de deminuto valor.  Não se tratou, pois, de experiencias: o reservatório extanque exgottou-se por si, sem ser pelo conductor da descarga ou pela evaporação.

       Insistimos mais uma vez no appello que dirigimos ao illustre sr. vice-presidente do Estado: convem a nomeação de profissionaes competenttes para conhecer das condições de estabilidade e resistencia da repreza, afim de evitar desagradáveis surprezas futuras.

            Registrando a noticia insistente que se propalara nesta Capital cumprimos nosso dever de jornalistas consagrados à defeza da causa publica, pouco nos importando dos conceitos desfaforaveis que os interessados possam emitir contra a nossa conducta independente. O nosso dever, certo, não era silenciar quando tão grave denuncia chegava ao nosso conhecimento: se assim fizéssemos teríamos deixado de excitar uma das mais nobres missões da imprensa, chamando a attenção das autoridades competentes para quaesquer irregularidades que se observem no funcionamento dos serviços públicos.

            É a nossa missão: quando não pudermos desempenhal-a com independência, então preferiremos fechar a nossa empreza jornalística, que comquanto seja mercantil não é e nem será um balcão onde se venda o elogio a tanto por adejectivo. Desta linha não nos afastaremos. Diremos como os antigos latinos: amicus Plato, sed magis amico veritas.

            Acima das affeições pessoaes, collocamos o bem publico.