X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Jornal A Noticia

Transcrição da Edição de 12/04/1907 - Pg. 2

 

                                  Saneamento

    Rio, 12 – Nos apedidos do “Jornal do Commercio”, de hoje, o dr. Alvaro de Menezes, publica um artigo sobre o saneamento de Curytiba. Referindo-se aos telegrammas que dahi são passados aos jornaes desta capital, diz que procuram por meio de perfídia fazer intriga.

    Acrescenta que reserva-se para exhibir perante a justiça provas concludentes do seu direito violentamente esbulhado. Pr ora, limita-se a expor em resumo as razões de ordem moral em virtude dos quaes se tornou grave a situação que neste momento atravessa o problema do abastecimento de agua e esgoto de Curytiba.

    Affirma que as obras foram avaliadas em 5.220 contos e que em virtude do empréstimo externo recebeu 4 659.813$ somente. Desta somma foi desviada para pagamento de commissões e bonificações 1 212.474$350, sendo o resto applicado nos trabalhos.

   Argumenta que de duas hypotheses, uma occoreo: ou o governo transacto commetteo uma immoralidade administrativa, contractando por mais de 5.200 contos uma obra que seria concluída com 3.400 contos, ou a importância recebida foi insufficiente, boa parte da qual gasta em commissões e bonificações dispendidas com intermediários officiosos, com annuencia e assistência do representante do governo do Paraná na Europa, na ocasião em que foi contrahido o empréstimo de 800 mil libras esterlinas.

   Termina declarando que possue todos os documentos comprobatórios das suas affirmações, mas julga desnecessária a exhibição em publico. Provará, porém, em juízo.