Agua e Exgottos
Visita às obras da Serra
Afim de fazerem uma visita às importantes obras que se estão construindo na serra “Carvalho”, para o abastecimento de aguas a esta capital, daqui partiram pelo trem da tabella, no dia 1° do corrente, os nosso amigos coronel Joaquim Monteiro, senador Candido de Abreu, deputado dr. Carvalho Chaves, coronel Chichorro Junior, secretario de Finanças, dr. Carlos Pimentel e o nosso companheiro Manoel J. Gonçalves. Os excursionistas foram acompanhados pelos engenheiros constructores das obras, drs.Simonds e Alvaro Cardoso.
Chegados à estação da Roça Nova, foram distinguidos com uma delicada missiva do digno director das Obras, engenheiro Carlos Thaty, que não podendo comparecer à recepção mandava as boas vindas aos excursionistas, ao mesmo tempo que eram oferecidos os meios de transporte até a sua residência, no alto da serra.
Depois de terem todos procurado os meios mais commodos de conducção, uns a carro, outros a cavallo, puseram-se a caminho, com destino ao termo da jornada. O percurso de 9 kilometros, que separa a estação da Roça Nova da confortável residência do nosso amigo dr. Thaty, foi feito em pouco mais de uma hora, sempre em animada palestra e hilariantes digressões provocadas pela inexgotavel verve do nosso amigo coronel Monteiro, um companheirão de truz.
Logo que foi transposta a ultima curva e ao divisisar-se a residência do dr, Thaty, foram os excursionistas recebidos com alegres e sinceras manifestações por parte do pessoal, que se achava próximo, tendo à frente aquelle engenheiro, que fez todos se recolherem à sua aprazível vivenda, onde foram servidos magníficos reconfortantes que muito energizaram os estômagos, já um pouco enfraquecidos pelos solavancos dos carros e trotar das cavalgatas.
A estrada que acabava de ser transposta é um serviço de alta importância technica custou à empreza para mais de 40 contos de reis. Notam-se grandiosos córtes de terras e algumas pontes. Ha logares d’onde descortinam-se magníficos panoramas e donde se avistam parte da nossa capital e os arrebaldes, Despenhadeiros horríveis e ao mesmo tempo admiráveis, commovem a alma do viajante, a ponto de fazer-he crispar a epiderme.
Nestes despenhadeiros, como em toda a sua extensão, a estrada está sufficientemente construída com todas as garantias de segurança, sendo os muros de arrimo edificados com grandes pedras, que lhes dão completa solidez. A extensão geral da estrada, é de cerca de 20 kilometros.
Depois de alguns minutos de descanso, aproveitados em a mais agradável palestra, e apoz terem os excursionistas transmittido seus saudares à suas famílias, na capital, por via do excellente telephone instalado no escritório da empreza, foram todos em visita à “gruta do Thaty”, extraordinária maravilha da natureza; bem se pode assim classificar esta inimitável bellesa!
Foi uma verdadeira sorpreza para todos, esta encantadora gruta, desvendada dos arcanos virgens das mattas pelo digno engenheiro Thaty! Imaginem-se dois enormes blocos de granito quasi unidos pela parte superior, formando de um lado uma enorme bocca, que dá ideia da entrada da mais bella cathedral, tendo ainda na parte posterior uma grande abertura, em sentido perpendicular, por onde penetram os raios solares, que vem reflectir sobre a mais pura e crystalina agua, a qual corre por entre os dois blocos granitados e vae precipitar-se sobre a represa geral. Esta agua concorrerá também, em breve, para o abastecimento desta capital.
Não houve entre os excursionistas um só que deixasse de tomar alguns goles de tão excellente liquido. Impossivel foi fotografar este pitoresco recanto, devido a pouca luz que n’elle penetra, e mesmo por se achar o sol em sentido oposto à entrada da gruta, na ocasião em que a mesma foi visitada e devido a essa estar cercada de matto por todos os lados. Será para o futuro o ponto predilecto de todos aqueles que tiverem a felicidade de fazer uma visita às represas.
Voltando novamente à confortável residência do dr. Thaty, foram todos convidados a tomar parte em um magnifico almoço, que já se achava sobre a mesa. Com o maior appetite, foram feitas as devidas honras ao suculento repasto, cujo menu constou do seguinte:
Frios:- Maionese à lagosta, perú e carne de vacca. Sopa.
Entrée:- Urú com molho à brasileira e arroz, perú recheiado, leitão, espargos com molho de pimenta e manteiga.
Vinhos:- Rheno, bordeuax e espumante d’Astor.
Café, licores, charutos, etc.
Terminado o opíparo almoço dirigiram-se todos ao local onde se está construindo a principal obra d’arte que affecta às questões que se prendem directamente ao saneamento das cidades, das habitações e, em geral, da hygiene e salubridade publicas, cuja importância tem preocupado consideravelmente o Poder Publico – entre nós. Essas questões se resumem, todavia, nos três principaes elementos da salubridade: a pureza do solo, a oxigenação do ar e a limpidez da agua, todos elles reunidos alli, no grande valle do ribeirão Carvalho, onde em profunda cava se abre entre muralhas colossais a grande represa com capacidade superior a sete milhões de litros.
A esse respeito veio-nos a lembrança as palavras de um dos luminares da engenharia pátria: “Nas agglomerações sociaes, o homem, que pelas funções vitaes de seu organismo, que por seu trabalho e acção sobre os tres reinos da natureza, gera causas de prejuízo e perigo para a sua própria saúde, promovendo fermentações e decomposições de matérias organicas em torno de si.
Resulta d’ahi a necessidade de providencias que acautelem ou defendam a sua existência contra os males que possam compromettel-a, oriundos da terra em que pisa, e elle pullue, da agua com que se alimente, e elle vicia, do ar que respira, e elle contamina. Entre taes providencias, occupa o primeiro lugar um farto abastecimento d’aguas puras, saudáveis e frescas, pois que é esse o elemento que, em seus variados usos e aplicações, constitue a base capital e indispensável para a manutenção de saúde geral”.
Por este lado podemos ficar tranquillos: as aguas que experimentamos e que estão sendo captadas nos diversos mananciaes, são límpidas e frias, a ponto de condensarem os vapores da atmosphera em torno do corpo; são originariamente puras, pois nascem em altura superior a mil e cem metros, descem por talwegs de pedra e fundo de areia, abrigadas por densa matta virgem.
À represa geral do Carvalho veem ter as aguas de cinco ribeirões e três corregos ahi conduzidos por um aqueducto que, partindo do principal affluente, o Caiguava, recebe no trajecto as aguas dos corregos Mico, Tangará e Urú e ribeirões Braço do Carvalho, Salto e Carvalho propriamente dito. Antes, porém, de darem entrada na represa passam as aguas por uma caixa de areia onde soffrem a decantação, de modo a evitar que na linha aductora sejam introduzidas impurezas arrastadas pela correnteza. Cada um dos mananciais será adoptado dos mesmos aparelhos de limpeza e expurgo, de sorte que à represa geral as aguas já veem ter com a precisa pureza.
Dificilmente se encontrará uma bacia hydrographica onde estejam reunidos tantos elementos capazes de garantir um excellente e abundante abastecimento d’agua. Nitheroy, Frigurgo, Petropolis e Rio de Janeiro que tem os mananciaes em serras não gozam apesar d’isso das delicias que se no oferece nas encostas da serra do Marumby; é que a altitude em que a Empreza de Sanenameto as foi descobrir nenhuma daquellas cidade possue.
Na repreza do Carvalho tem origem o encanamento de distribuição, já concluída, no Alto de S. Francisco. Este encanamento é formado por tubos de ferro fundido de 18 pollegadas de diamentro e ligados entre si por meio de uma bolsa cylindrica na qual é embutida a extremidade do tudo seguinte. Este systema gosa de incontestável vantagem sobre o systema de flanges perfuradas, porque as bolsas permitem que os tubos se dilatem livremente sem prejudicar o encanamento, o que não se dá com os tubos de flange que, em virtude da rigidez das emendas, rebentam as dilatações e contracções do metal.
A linha tem 32 kilometros de extensão e a diferença de nível entre o fundo da represa e o nível inferior da caixa de distribuição é de 67 metros, tendo esta a cota de 940, 5 m e aquella a de 1007,6 m acima do nível do mar. Em cada um dos mananciaes foi construído um vertedor para facilitar a medição do volume das agua; esta operação é executada em completa estiagem e a alguns metros acima do nível da represa, - o do Caiguava a 1016 metros, o do Tangará a 1048, o do Braço do Carvalho a 1016,2, garante nos um abastecimento abundantíssimo, superior a 200 litros por habitante e prevê o acréscimo provável da população e o desenvolvimento futuro das industrias e nossa bella capital.
Na repreza geral cujos trabalhos estão muito adiantados, estão adoptados apparelhos para descarga e lavagem, não só da repreza, como também da caixa de areia, e de modo a permitir o funccionamento de ambas simultaneamente ou de uma só quando a outra estiver em trabalhos de limpeza.
Finalmente ficaram todos convencidos da grandeza do emprehendimento, e regressaram trazendo a convicção de que uma obra de tanta utilidade para o saneamento da capital será em breve uma realidade, apezar da incredulidade de muitos e a despeito da rotina de certos espíritos contrarios ao progresso e bem estar da humanidade.
É que os que assim pensam não conhecem os conselhos encerrados nas seguintes notas de um moderno hygienista: “ A rêde de agua potável é o systema arterial das cidades, que recebe grandes massas de sangue puro e vevificante e vai distribuil-o por toda a parte, sustentando o organismo e facultando-lhe o exercício de todas as funcções. A rêde de exgottos é o sistema venoso, que recolhe por todos os recantos, viciado pelo uso, o sangue, que a primeira rêde distribuio pura, e depois de captal-o por todo o corpo e reunil-o nos collectores mais importantes, leval-o a um campo de depuração, que de novo o entrega à circulação, renovado e são.
Eram já quase 3 horas da tarde quando os passeiantes se acharam de novo na residência do dr. Thaty, onde foi servido uma variada “Caricheon”. Desnecessario será dizer que todos os convivas tomaram parte activa n’esta funcção physiologica, a principio para fazer companhia ao dr. Alvaro Cardoso e depois por conta própria!
As 3 ½ horas puzeram se todos em ordem de marcha, em caminho para Roça Nova, onde achavam reunidos às 4 ¾ , a espera do trem que devia transportal-os para esta capital.
Às 5 horas, mais ou menos, transpunha a locomotiva o grande túnel da Roça Nova com sua caudal de wagons, partindo para esta capital às 5 ¼ . A hora precisa desembarcaram na gare os excursionistas, separando-se ainda bellamente impressionados com as emoções que receberam do magnifico passeio, tão gentilmente proporcionado pelos dignos engenheiros drs. Eduardo Simonds e Alvaro Cardoso.
Em additamento a esta noticia, podemos ainda accrescentar que a collocação dos tubos para conducção da agua da serra ao reservatório do alto de S. Francisco ficará nos próximos mez concluído até o kilometro 24, restando apenas 8 kilometros, que esperam os contractantes concluir até o fim de Junho ou Julho, sendo certo que, o mais tardar em Agosto, já poderá a população de Curityba beber tão precioso liquido.