X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Jornal A Republica

Transcrição da Edição de 20/08/1908 - Pg. 1

 

        O grande acontecimento do dia é a chegada da agua da Serra do Mar ao Reservatorio do Alto de S. Francisco, que está desde ante-hontem à noite recebendo o precioso liquido, com que vai ser abastecida a população de Curytiba.

        O utilíssimo melhoramento contractado pela primeira vez em 1904 tem no facto de que tratamos a condição principal da sua completa realisação, pois que, dotada Curytiba de uma rede de abastecimento d’agua, a rede de exgottos poderá funccionar igualmente e ficará assim a população servida desses preciosos melhoramentos.

       Agente de nutrição e de saneamento ao mesmo tempo, vehiculo natural dos alimentos, dos germens, assim como das dejecções de toda a espécie, a agua é sem duvida, entre os alimentos necessários à vida, o que mais merece a attenção dos habitantes das cidades.

      A salubridade exige, de um lado, que a agua, tão pura e abundante quanto possível, seja posta ao alcance de todas as pessoas que compõe a agglomeração urbana, em qualquer ponto do perímetro habitado em que ellas estejam, assim como que se lhes facilite o seu uso e qualquer hora; e, do seu emprego, a agua mais ou menos carregada de impurezas, de matérias orgânicas, de detrictos de toda sorte, seja immediatamente levada para fora das habitações e depois rapidamente evacuada ao longe, fora da cidade.

      Deve, pois, estabelecer-se uma sorte de circulação continua e ininterrompida da agua das cidades; e este systema de circulação pode ser considerado como uma das condições mesmas da vida, uma das leis necessárias da hygiene.

      Isto suppõe que a agua pura, trazida para o interior de cada cidade em massa sufficiente, seja incessantemente repartida entre os diversos quarteirões, distribuída por todas as casas, por todos os logares habitados, afim de lhes prestar os diversos serviços a que se destina; e que a agua tornada inútil, já servida, carregada de resíduos, encontre em cada local um orifício de evacuação, vá encontrar-se immediatamente com a que provém das habitações visinhas, reúna-se pouco a pouco à que vem dos diversos quarteirões, para ser finalmente conduzida em massa para um logar de sahida, em ponte onde não mais possa ser prejudicial.

     Concebe-se facilmente que um systema tão completo de circulação comporta obras múltiplas e complexas: umas destinadas a captar, reunir, conduzir, armazenar sem interrupção as massas d’agua necessárias; outras destinadas a distribuil-as primeiro em um pequeno numero de partes, depois em fracções cada vez menores, subdividindo-se quase ao infinito, para chegar a cada um dos orifícios de extracção, outras ainda a recolher as aguas impuras em todos os ofificios de evacuação, a juntal-as em quantidades cada vez mais consideráveis, a reunil-as emfim nos colectores que devem assegurar lhes o escoamento rápido e o seu transporte à distancia.

     Eis ahi em resumo a grande obra com que se vai dotar a cidade de Curytiba. Sem duvida trabalhos dessa natureza não se fazem em pouco tempo e não são poucos os contratempos, as dificuldades, os embaraços que sempre apparecem no decorrer de taes obras.

      As de Curytiba tiveram de luctar com taes dificuldades e ainda com a má vontade, com a guerra surda, com a critica injusta, que espíritos atrasados e a própria imprensa lhes moviam. Mas a verdade acaba de triumphar: a agua da Serra do Mar no Reservatorio do Alto do S. Francisco vem demonstrar perante a população inteira que as obras contractadas pelo governo de 1904 tem condições de completa viabilidade e não representam, como se dizia, os dinheiros públicos enterrados nas ruas de Curytiba.

    Pelo contrário, taes obras constituem o maior serviço que um governo pode prestar a uma população, como a desta cidade, destinada a ficar sem agua, dentro de pouco tempo, a julgar pela escassez actual desse precioso liquido.

     Obras de tanta magnitude não se fazem sem enormes difficuldades; e no vencer estas é que está justamente o grande mérito dos estadistas. Congratulamo-nos, pois, com o benemérito governo do Estado, que vê realizar-se a condição principal para a solução completa do grande problema, e com a população de Curytiba, que nesse facto, tem a perspectiva da realisação do mais útil melhoramento de que pode gosar a nossa capital.