X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Jornal A Republica

Transcrição da Edição de 19/08/1908 - Pg. 1

 

                                    Agua da serra

      Do dr. Adriano Goulin engenheiro director das obras de abastecimento de agua desta capital, recebemos uma communicação de que hontem à noite o Reservatorio do Alto de S. Francisco recebeu a água das reprezas do “Carvalho” e braço do “Carvalho”.

     Affirma o illustre moço, que os 37 dias que duraram as experiencias para tal fim, foram de insucesso, devido ao desleixo da direcção passada, pois accendeu a 41 o numero dos tubos substituídos por imprestáveis.

    Fica assim destruída a affirmação corrente de que as represas da serra não satisfazem para com o reservatório d’aqui os princípios indispensáveis de hydrostatica, pois apenas com 7 e meia athmospheras de pressão o jorro dos tubos conductores era de admirável volume.

     Agora a agua das duas represas em funcção fosse reunida a das mais, que na serra existem, e accentuada a pressão com mais athmospheras, em poucos momentos o Reservatorio do alto de S. Francisco receberia 10 milhões de litros de agua crystallina e límpida  o que dará para fornecer com sobras uma população de 30 mil habitantes.

       Parabens ao dr. Adriano Goulin.