X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Jornal A Republica

Transcrição da Edição de 09/10/1909 - Pg. 2

O saneamento da cidade

            A convite do sr. Eduardo Moura, representante da Empresa Paulista de Melhoramentos no Paraná, visitamos hoje, na sua e na companhia do dr. Pamphilo d’Assumpção, por parte do “Diário da Tarde”, diversos pontos da cidade, onde a referida empreza fez experiencias de funcionamento dos seos flushings tanks e dos philtros bacterianos.

            Dizemos francamente que não suppunhamos encontrar esses serviços nas condições excellentes que nos foi dado verificar. Trazemos, pois, a melhor impressão possível dos serviços executados pela Empreza de Melhoramentos, e do seu completo funcionamento.

            Visitamos três dos 29 tanques automáticos da rede de exgottos, dois situados na parte alta e um na baixa da cidade, que em cinco minutos, enchiam d’agua um reservatório e automaticamente a extravasavam, em enchurro, para outro destinado à lavagem de tubo conductor dos exgottos.

            Por ultimo visitamos os philtros bacterianos, onde o systema percolador foi empregado com todas as exigências da technica scientifica. Ali há três tanques húmidos, subdivididos para as respectivas descargas que se fazem por duas válvulas geraes correspondentes aos philtros seccos.

            Nestes últimos tanques microbianos a irrigação é feita por tubos de manilhas sem junturas e por tubos e zincos, perfurados. Acciona o grande syfon, instalado convenientemente, um poderoso motor inglez da fabrica de Robey & Cº, e da força de 14 cavallos. O despejo geral é feito no rio Belém, convenientemente adoptado a esse mister.

        Por ultimo visitamos os grandes depósitos de materiaes da Empreza presentemente atulhados de artigos destinados às instalações publicas e domiciliares, tudo disposto no mais perfeito methodo.

         Enfim podemos, com segurança, afirmar ao publico, que o serviço de exgottos da cidade esta nas melhores condições de funccionamento, como tivemos occasião de verificar, devido à gentiliza do representante geral da empreza, o sr. Eduardo Moura.