Empreza de Saneamento
Recebemos o seguinte:
“Com a máxima actividade e o mais apurado gosto prosseguem os trabalhos de canalisação de agua potável para esta capital.
Tivemos ocasião de visitar domingo na Roça-Nova, o serviço de captação das aguas, que se acha muito adiantado.
Fomos cavalheirosamente recebidos na estação da estrada de ferro, pelo amável e distincto moço sr. Gaspar Moraes, empregado do sr. dr. Berranger intelligente chefe incombido da execução d’aquelles trabalhos, que nos proporcionou, com a melhor boa vontade, os meios de transporte para o logar denominado “Carvalho”, onde se acha collocado um elegante chalet, feito com o mais acurado gosto esthetico e pertencente à Empreza de Saneamento.
Para chegar a este chalet, ponto terminal dos trabalhos e onde começa o serviço de captação da aguas, tivemos de seguir a cavallo por uma elegante e bem construída estrada de 9 kilometros.
Ahi chegados, fomos recebidos por um respeitável ancião, o sr. Monteiro Junior, horado chefe dos armazéns da Empreza e seus correctos e bondosos companheiros, Theodorico Nascimento e Leão Guirand.
Esses activos e distinctos cavalheiros nos mostraram todo o serviço realisado e por terminar, nos apenhorando com captivante agrado.
Depois do almoço que foi lauto e variado, e de termos visitado diversas gruttas existentes no logar, tivemos occasição de tirar varias photographias, do chalet, dependências, gruttas, etc.
Não podia ter sido melhor a escolha, pois o local escolhido para a captação das agua é excellente.
Podemos asseverar que dentro em breve, veremos realizado este grande melhoramento, ansiosamente desejado pela população Curitybana e em boa hora iniciado pelo preclaro Brazileiro e eminente patriota s. dr. Vicente Machado, honrado presidente do Estado.
Enviamos os nossos melhores agradecimentos aos srs. dr. Berranger, Monteiro Junior, Gaspar Moraes, Irmãos Nascimento e Leão Guiraud, pelo fidalgo acolhimento que nos dispensaram e bem assim ao sympathico sr. Vergilio Brustolin, chefe da estação da Roça-Nova, pelas innumeras atenções com que nos colmou.
J.M.