X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Jornal A Republica

Transcrição da Edição de 13 de Fevereiro de 1905 - Pg. 2

 

           Saneamento

            Durante o mez de janeiro findo foram executados as seguintes obras, conforme se vê do relatório mensal que a commissão de fiscalização apresentou ao sr. Secretario de Obras Publicas:

            Na instalação bacteriana para tratamento das aguas de exgotto, foram executados 200m³ de alvenaria de pedra dos muros lateraes e das paredes da fossa anacrobia.

            Foram feitos ahi mais 5000m³ de excavação, estando assim quase concluído esse serviço.

            Continuam a ser executados igualmente os trabalhos de rectificação do rio Belem, sendo feitos, no mez findo, esses serviços, numa extenção de 300m.

            A fossa anaeróbia ficou terminada, sendo continuado depois disso as obras dos philtros e de terraplenagem. O serviços de collocação de manilhas nas ruas adiantam-se muito, nesse mez.

            Foram extendidas 357m de manilhas de 15 polegadas, ficando terminado o collector principal de exgottos, que tem de servir a parte mais alta da cidade. Foram extendidos mais, para os collectores secundários, 1.206m de manilhas de 12 pol.; 1.698m de 9 e 2.815m de 6. Total: 6.78m, ou seja 6 kilom. E 78m. Nos cruzamentos das ruas foram construídos 33 ventiladores.

            No reservatório do alto de S. Francisco foram executados 480m³ de alvenaria de pedra, sendo colocados, além disso, no fundo do mesmo, 250m³ de concreto. Foram também executados 1.980m³ de terraplenagem.

            Na serra foram executados 10 kilom. de caminhos de serviço, entre a estação da Roça Nova e os mananciaes a captar.

            No mez de que se trata foram aproveitados 21 dias. Em tão pouco tempo, nesta capital, jamais os poderes públicos construíram tão considerável quantidade de obras.