X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Jornal Commercio do Paraná

Transcrição da Edição de 10/02/1925  - Pg. 8

 

    Escreve-nos da Diretoria do Serviço Sanitario do Estado:

   ‘Por mais de uma vez tem o “Commercio do Paraná” feito referencia desairosas à agua de abastecimento da população desta Capital.

    Essa agua, consoante a analyses feitas e archivadas nesta repartição, tem os requisitos da boa agua potável. Por vezes, após as grandes precipitações pluviaes, ella pode apparecer menos clara, tendo em dissolução matérias orgânicas, inconveniente esse que o governo tratará de remover, estabelecendo opportunamente a philtragem da agua, antes de entrar para os reservatórios.

    No anno de 1917, de tétrica memmoria, a agua do encanamento foi prohibida em consequencia da communicação accidental com a rede de esgoto, ocasionando uma epidemia de febre typhica. Felizmente essa sinistra onda há muito passou, de modo que pode-se hoje confiar que a agua de abastecimento está isenta do bacillo typhico.

   A captação dos mananciais foi feita com as devidas precauções, sendo mantida a sua conservação com toda a vigilância, de maneira a ficarem as represas ao abrigo da mais leve contaminação pothogena. Pode, pois, a população de Curytiba beber sem desconfiança a agua da serra, que é de boa qualidade. Quem puder philtral-a, melhor será”.