X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Jornal Correio de Noticias

Transcrição da Edição de 21/06/1978 Pg. 2

 

                                   Dinamização nas obras

                                   da Barragem Piraquara

            A Sanepar determinou uma maior dinamização nas obras

    Trezentos homens, entre pessoal técnico e de serviços braçais, além de 54 caminhões, 15 tratores, três motoniveladoras, dez tratores de esteira e outros equipamentos pesados estão mobilizados no canteiro de obras onde está sendo construída a Barragem Piraquara, a 20 quilômetros de Curitiba.

     Projetada com base em estudos de regularização de vazão do Rio Iguaçu, feitos em 1.969 pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Hidráulica e Hidrologia da Universidade Federal do Paraná, a Barragem Piraquara vai garantir uma vazão mínima suficiente nas estações de tratamento de água destinadas ao abastecimento de Curitiba e parte da sua área metropolitana.

    Uma população estimada em 1.500.000 habitantes receberá os benefícios proporcionados pela represa, que já está custando ao Governo do Estado 180 milhões de cruzeiros. Iniciadas em julho do ano passado, as obras estão obedecendo o cronograma imposto pela Sanepar. Até agora, além dos trabalhos de terraplanagem, limpeza e de acessos, já foram executadas importantes etapas, entre as quais, o desvio provisório do Rio Caiguava, a fundação da barragem, com a escavação do aluvião, o descarregador de fundo, com a escavação em solo, estando em execução final a escavação em solo do descarregador propriamente dito, e da bacia de dissipação de energia, enquanto se encontra em execução a etapa da barragem propriamente dita, com o lançamento de solo do maciço de terra.

   O volume de água, que começará a ser reservada a partir do começo do próximo ano, será da ordem de vinte bilhões de litros, devendo inundar uma área de, aproximadamente, três milhões de metros quadrados. O rio represado será o Caiguava, um dos afluentes do Rio Piraquara. A barragem será construída por um maciço de terra, cuja etapa já está sendo executada. Terá um comprimento de 270 metros, com largura da crista de sete metros e uma altura de 24 metros, em relação ao leito natural, e de 30 metros em relação à fundação.