A BARRAGEM DE PIRAQUARA
Outra grande obra está quase concluída pelo governo Jayme Canet Junior, no campo do saneamento e que beneficia a Região Metropolitana de Curitiba: a Barragem de Piraquara que vai exigir recursos que se aproximam dos 200 milhões de cruzeiros, possibilitando que o abastecimento de água, principalmente para a Capital e São José dos Pinhais não sofra quaisquer restrições mesmo à época de grandes estiagens, como ocorreu no ano passado, quando estas duas cidades tiveram que enfrentar várias etapas de racionamento.
No dia 10 de fevereiro próximo deverão ser fechadas as comportas da barragem e a partir daí será iniciada a formação de um grande lago, que inundará cerca de três milhões de metros quadrados, represando um volume de água de 22 bilhões e 600 milhões de litros. A barragem, que está sendo construída nas nascentes do Rio Iguaçu, mais exatamente às margens do Rio Caiguava, garantirá uma vazão de três mil litros por segundo junto à captação do Rio Iguaçu.
O maciço de terra que se constituirá na barragem terá um comprimento de 270 metros, largura da crista de sete metros e uma altura de 24 metros em relação ao leito natural e de 30 metros em relação à inundação.