O additamento
Sabbado ultimo tivemos o desprazer de ler um novo additamento ao contracto já aditado de 13 de Abril de 1904 e celebrado entre o Estado do Paraná e a empreza do Saneamento.
As modificações introduzidas no regimen contractual pelo additamento de 11 do corrente, são todas de natureza a favorecer os emprezários e a despir ao governo das diminutas garantias que ainda lhe restavam para exigir daquelles a fiel exacção dos compromissos assumidos.
Com este pensamento, o governo do Estado antecipa o pagamento das três ultimas prestações de 222.222$222 que de accordo com o additamento de 5 de Dezembro de 1905 só deveriam ser satisfeitos depois de concluídas as obras, sendo portando um reforço da caução.
Dissemos um reforço de caução porque a clausula 6ª do additamento de 5 de Dezembro autorizava o governo a reter a importância que fosse julgada necessária para obras que forem exigidas para que o serviço seja entregue nas condições technicas do contracto.
O governo do Estado, desfazendo-se das garantias asseguradas ao fiel cumprimento das obrigações contrahidas pela Empreza, assume perante o povo paranaense grave responsabilidade. Qualquer irregularidade, qualquer surpreza que venha lezar os altos interesses do Paraná, de hoje em diante, correrá por conta da administração que confessando, dias atraz não apresentar o contracto do saneamento outra garantia a não ser a competência e honestidade dos emprezarios, um dos quaes declarou nada ter ver com o serviço, vem ainda desfazer-se das diminutas cauções e das insignificantes garantias que lhe assistiam!
Amanhã, profilgaremos o erro denunciando todos os seus inconvenientes.