O Saneamento
Quando há tempos visitamos as obras de saneamento desta capital a convite dos dignos empreiteiros geraes dos serviços, nutrimos a esperança de ver os trabalhos de abastecimento d’agua e de exgottos terminados até os fins do corrente mez, como nos afirmou o sr. dr. Simonds, que gentilmente acompanhou-nos na visita que fizemos às obras sob sua competente direcção.
Hoje, porém, estamos informados que ha tres meses não são pagos os operários, e que os trabalhos estão todos paralysados por falta desses pagamentos. Nos affirmam que o contractante do serviço já recebeu toda a importância a que tinha direito para conclusão dos trabalhos, menos 10 % sobre a importância total do contracto, que só poderá embolsar quando entregal-os ao governo.
Não sabemos, pois, a que attribuir a grave falta que está commetendo o contractante, deixando os serviços abandonados, correndo mesmo já o boato, nesta capital, de que os serviços não serão concluídos, depois de tantos sacrifícios por parte do povo, que contribue desde o inicio do serviço com imposto pesado para usufruir destes futuros melhoramentos.