*
Pelo que se comenta em todas as rodas, os homens do saneamento azularam...Azularam, mas levaram o cobre nas algibeiras! Foi um conto do vigário feito com muita arte.
Ora se os contactantes não possuem meios de dinheiros que retiram, como o governo quer obrigal-os a cumprir rigorosamente o contracto? Estas causas não se fazem com conversa fiada.
Por causa da conversa fiada os operários (coitados!) estão a ver navios, e andam ahi pelas esquinas a gritar com muita razão e, a pedir providencias. O que é preciso para a conclusão final do enganamento, é dinheiro corrente da republica, o mais são historias da carochinha...
Os operários precisam receber seos salários vencidos é, desta parte mais grave que o governo precisa de providenciar para moralidade da administração publica do Estado. O resto, isto é a continuação do serviço, trate o governo de arranjar mais dinheiro e de chamar novos contrtactantes, porque estes já bateram a linda plumagem lá para as bandas da paulicéa, e jamais voltarão à usufruir as delicias das plagas paranaenses...
Os operários querem apenas receber o fructo de honrado trabalho, estão reclamando salários vencidos com sacrifício, ganhos no vigor de ardente sól nestes dias de cálido verão.
Providencie o governo para sanar esta primeira parte da comedia e quanto a segunda deixe correr o marfim...