O Saneamento
Os trabalhadores
Dois mezes atrasados
Hoje, ao meio dia, vieram ao escriptorio desta folha 64 trabalhadores da empreza de agua e exgottos desta capital. Em nome de seus companheiros, falou o sr. Antonio Mattoso Xavier Sobrinho, apontador geral do serviço, o qual interpretando os desejos de seus companheiros solicitou que o Diario da Tarde interceda no sentido de lhes serem pagos os salários relativos ao mezes de janeiro e fevereiro.
Um dos contractantes do saneamento, sr. dr. Octaviano Machado, lhes prommetteu satisfazer esse pagamento; mas hoje esse sr. retirou-se clandestinamente desta capital sem cumprir o seu compromisso.
Á vista disso, e não sabendo a quem apellar, recorriam à imprensa, que é a advogada de todos os opprimidos e das classes trabalhadoras. Ahi fica a justa reclamação dos operários lezados impiedosamente em seus salários a custa de seu árduo labor.
Isto tudo é muito deprimente, reflectindo de certa forma no governo estadual e por isso mesmo este deve procurar, com a indispensável urgência, solucionar o malfadado problema do saneamento.
- Afim de obstar o embarque do dr. Octaviano Machado, para Paranaguá, segundo nos consta, partiu uma commissão de trabalhadores. O pessoal em atrazo, incluindo as turmas fora da capital, é de 100 e tantos homens.