X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Jornal Diário da Tarde

Transcrição da Edição de 18/09/1908 - Pg. 2

                                               Saneamento

   Foram hontem feitas, na serra, algumas inaugurações pelo sr. dr. Claudino dos Santos, digno Secretario de Obras Publicas.

   Assim, foi inaugurado officialmente a ligação das reprezas do “Tangar”, “Mico”, “Braço do Carvalho” e “Carvalho”, recebendo por isso, o Reservatório do Alto de S. Francisco, desde agora, agua desses quatros mananciaes.

   Outra inauguração, que representa o resultado de mais de quatro pouco mezes de trabalho, foi do túnel construído pela actual empreza, afim de melhorar o antigo traçado da ligação das reprezas.

    Esse túnel offereceu enormes difficuldades, tendo-se trabalhado dia e noite na sua perfuração, atacada ao mesmo tempo nas duas bocas. Tem elle a extenção de 189 metros, no comprimento de 243 metros da variante para o mesmo.

      Com a presença dos srs. dr. Carlos Pimentel, fiscal do governo junto à empreza, Didimo da Veiga, dr. Marcellino Nogueira, dr. Adriano Goulin, engenheiro chefe dos trabalhos e muitas outras pessoas gradas, o sr. dr. Secretario de Obras Publicas ordenou a ruptura da estreita divisão ainda existente, isto é do diaphragema divisório.

       Nessa ocasião saudaram-se as pessoas antes separadas por esse diapfragema, sendo erguidos vivas.

       A conclusão do túnel garante para breve a ligação da represa do “Cayguava”, a mais afastada de todas; e com a captação do “Salto”, mencionado no contracto, e do “Uru” e “Caimbola”, que a empreza espontaneamente fará, estarão concluídos os serviços na Serra.

         A comitiva oficial, que foi em carro annexo ao tem da tabella, voltou no mesmo, satisfeitíssima do passeio.