X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Jornal Diário da Tarde

Transcrição da Edição de 19/08/1908 - Pg. 2

                            Agua

                            NO RESERVATÓRIO

         Hontem às 9 horas da noite numerosas girandolas de foguetes lançadas do alto de S. Francisco attrahiram a attenção publica.

         Para logo circulou a noticia de que tinha chegado a agua da serra no reservatório daquelle local.  Emfim!...

         Do distincto engenheiro dr. Adriano Goulin, recebemos hoje:

        “A Illustrada Redação do Diário da Tarde, cumprimento e tenho a honra de communicar ter chegado a agua das reprezas do “Carvallho” e “Braço do Carvalho” ao Reservatório do Alto de S. Francisco, hontem à noite, às 7h. 49 m. 35 s.

        Nos 37 dias que duraram as experiencias, sensivelmente desfalcados pelos já denunciados actos de vandalismo, foi de 41 o numero de tubos substituídos.

        Aproveito o ensejo que se me depara para congratular-me com a digna e laboriosa população desta adiantada capital e com vossa folha que dignamente a representa”.

          Hoje, às 3 horas da tarde, tivemos occasião de visitar o reservatório de S. Francisco, em companhia do sr. dr. Goulin. A agua existente nas duas caixas alcançava já uma profundidade de 43 centimetros.  O líquido é leve, límpido, puro e excelente gosto.

         A actual empreza fez importantes reformas ao reservatório, offerecendo-lhe a resistência que não possuía ao tempo de sua construcção e fazendo outras modificações exigidas por obras dessa natureza.

      O reservatório emais dependências, enquanto não forem inaugurados, não serão franqueados ao publico; depois permanecerão abertos como logradouro.  O acto inaugurativo será realizado por estes dias, dependendo apenas de determinação do sr. presidente do Estado.

     Collocarão no jardim varias lâmpadas electricas. Durante o dia de hoje foi grande a affluencia de pessoas em visita ao reservatório.

       Vão ser logo instalados dois chafarizes: um na praça Zacarias e outro no largo da Ordem, assim como serão colocadas torneiras em muitos outros pontos da cidade.  O sr. dr. Adriano Goulin, recebeu do dr. Ferreira Ramos o seguinte teleframma:

“A você e aos demais companheiros de trabalho envio reconhecido um affectuoso abraço pela dedicação com que me auxiliaram. Peço transmitir imprensa minhas congratulações”.