Saneamento
Ao sr. secretario de finanças dirigiu hontem o seguinte officio o sr. Manuel Rodrigues Pereira Pinto, representante dos actuaes contractantes da conclusão das obras de saneamento desta capital:
“De posse do officio sob n. 365, datado de 13 do corrente, em que v. ex. dá-me a honra de convidar-me para comparecer nessa Secretaria, afim de resolver, na qualidade de representante dos contractantes das obras de agua e esgotos desta Capital, sobre pontos do contracto de 18 de Dezembro do anno passado, que o governo vem e verificar serem antagônicos com disposições da legislação em vigor, compre-me declarar a v. ex. que, acatando a opinião do Governo, sem comtudo poder acceital-a, por ter os melhores fundamentos par pensar de modo contrário, não me excusarei da honra daquelle comparecimento, uma vez que o mesmo Governo se digne a individualizar os pontos, a que se refere, para poder eu meditar, como se faz mister, e em seguida deliberar, a respeito.
Por isso, agradecendo a v. ex. a distincção do convite, tomo a liberdade de solicitar de v. ex. a indicação de taes antinomias e antagonismos, assegurando mais uma vez a v.ex. que os contractantes, não só se esforçam por da a mais rigorosa execução às clausulas do contracto assignado, bem servindo à população e ao Estado, como tudo fazem para que as suas relações com os poderes públicos sejam as mais cordeaes possíveis, evitando ao mesmo tempo embaraços àquella execução ou situação prejudicial aos interesse e direitos dos contribuintes e das partes contractantes. – Saude e Fraternidade”.