X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Jornal Diário da Tarde

Transcrição da Edição de 19/02/1910 - Pg. 1

                          Os esgotos

         Uma casa inundada de materiais fecaes.

                  As belezas do saneamento

     Que o serviço de saneamento è vera maravilha, todos nós sabemos. Custou-nos os olhos da cara e ahi está imperfeito e quase imprestável.   A agua é repugnante, espessa e amarella, de um amarello intenso. Quem a ingere, tem a idéa de se achar emborcando um copázio... de cognac.

     A rede de esgotos é uma lastima. E o peior é que Coritiba agora já não possue o ar fino e lavado, puro e hygienico de outros tempos: as exhalações do esgoto empestam a atmosphera.   E não é tudo: com a chuva de hontem o encanamento deu de si e a casa n° 181 da rua 7 de Setembro foi inundada de matérias fecaes!!!

       - Tivemos occasição de ver hoje o quão defeituoso é a instalação dos esgotos desta cidade.

    Como se sabe as matérias fecaes passam pelos filtros bacterianos de onde o liquido esterilizado vae ter por um canal ao rio Belem.  Pois bem. Como era de prever, as aguas do rio subindo inundaram o canal e o filtro secco. As bombas não funcionam porque o poço da roda está inundado.

      O serviço deveria ser feito por um cano directo mas esse se acha impedido pelas aguas do rio. O famoso trabalho de engenharia está em condições taes que às aguas do rio correm para os filtros, inversamente do que deveria suceder.

      É fácil comprehender que com mais dois dias de chuva teremos uma estagnação completa das matérias nos encanamentos.