A AGUA
Por diversas vezes temos exposto em nossa vitrina os animaluculos que são apanhados com a agua que abastece a população.
Pode ser que não se trate de um verme nocivo à saúde, mas também pode succeder que essa espécie de cobra cabello deponha na agua óvulos ou germens que inferidos tornem-se parasitas do organismo humano.
Os exemplares que nos têm sido trazidos são provavelmente adultos, o que faz suppor que em embrião sejam muito menores, talvez imperceptíveis. Seja como for o caso é que nada agradável será o cidadão, por exemplo, no escuro, ingulir esses reptis de cerca de vinte centímetros de cumprimento.
Parece-nos que os srs. diretores da hygiene municipal e estadoal já deviam ter providenciado para verificar de onde vêm os reptis que o vulgo está chamando de cobra cabello, e tratado de fazer com que a empreza de saneamento forneça à população agua livre, ao menos, desses vermes.
Não sabemos para quem appellar, ante a indiferença que tem sido votada às nossas reclamações. Entretanto ainda fazermo este lembrete a quem de direito.