Notas Volantes
Provado, como deixamos hontem pelos factos, que a agua do reservatório do Alto de S. Francisco, mesmo que este esteja em plenitude, não attende às necessidades da população de toda a superfície deste município, a qual constitue o seu quadro urbano, e desde que no Congresso do Estado já se tomou na devida consideração da população de toda a superfície deste municipio, a qual constitui o seu quadro urbano, e desde que no Congresso do Estado já se tomou na devida consideração do assumpto, cabe a nós cá de fora, intrometer-nos no caso por isso que falaram em construir um outro reservatório, ao lado do actual.
São questões de alta hydraulica, para o que não temos grande competência, é verdade, mas nas quaes temos o direito de entrar subsidiados pela nossa faculdade de visão e por alguma leitura do assumpto.
O dr. Imbeaux, director que foi do serviço municipal de Nancy e autoridade muito respeitada na matéria, publicou um trabalho de alto valor intitulado “Alimentação de agua e saneamento das cidades”. Na primeira parte, que é a que nos interessa, elle supôs todos os progressos e o estado actual da sciencia,estudando detalhadamente as fontes da agua, a escolha, a captação, o melhoramento da agua natural, a elevação, a adducção, a estadia nas bacias de reserva, a distribuição e a qualidade da agua.
O livro, a que nos referimos, não é um livro chegado pelo ultimo paquete, é um tratado didacto explendidamente coordenado no fundo e na forma, e constituindo uma das melhores contribuições para o bom governo de quem tomar a responsabilidade de dirigir um serviço de installação de aguar de alimentação de uma cidade.
Comecemos pelo principio. A nossa agua da serra, não resta a menor duvida, é boa, mesmo muito boa e, exagerando mesmo, é optima, como já demonstraram analyses feitas em tempo.
Sua captação, porém, é que nos parece precisar muito de ser melhorada, por isso que, sendo a agua límpida, clara, não se comprehende como durante dias e dias ella venha até nós tão amarelada que chega até a repugnar, si bem que semelhante côr seja devida ao deposito da matérias orgânicas inoffensivas nas fontes de origem.
Prouverá aos céus que Londres e Paris que se veem obrigadas, a primeira a servir-se da agua do Tamisa e a segunda da do Sena, possuíssem um manancial da qualidade do Carvalho e com volume capaz de alimental-as.
É que nos faltou e falta ainda o estabelecimento dos filtros artificiaes de areia que actuam não somente por efeito mecânico como ainda pela formação das camadas de retenção das impurezas, o mesmo que se vê nos filtros Chamberland.
Facilimo, pois, dar sempre agua límpida à população, excepção feita das épocas exepcionaes das grandes enxurradas.
OLIVEIRA DUARTE