O typho
Finalmente a competência dos doutos membros da commissão cientifica de S. Paulo, que desde logo se tornou o ponto fixo da esperança desta população habituada a lindeza de um clima incomparável e que se vio de súbito assediada por uma escandalosa epidemia de typho, a competência desses doutos, dizia, veio mostrar que o obscuro autor destas linhas não errou.
Está demonstrado, como affirmei que a sciencia não é senão a observação dos factos e as conclusões que delles tiramos guiados pela logica. A experimentação é um processo logico pelo qual se constata a verdade das conclusões sobre os factos observados.
A sabia commissão entrou agindo com logica. Tinha de chegar à verdade. Essa ahi está: “A nossa rede de esgottos tem pontos de contacto com a rede de abastecimento de agua”.
Não podia deixar de ser assim. Entretanto, o dr. Garcez chegou a asseverar em uma roda de professores em cujo meio não me achei, tendo, entretanto, opportunidade de ouvir de perto, que o contacto dos esgottos com a canalização de aguas era impossível.
Todavia, eu, que sabia não ser o facto novo, continuei a asseverar que logicamente, a agua da serra devia ser a portadora do bacillo de Eberth, não, provavelmente, porque esse germen se encontrasse nos mananciaes ou no reservatório geral da cidade, mas pela infecção nas regiões assoladas, produzida pelo contacto do encanamento da agua com o dos esgottos.
Si os nossos engenheiros e os nossos médicos não se preocupassem mais com fazer literatura e espirito, não tivessem uma idea fixa de aliviar imaginarias responsabilidades, teriam também chegado a essa solução.
É claro que se a infecção proviesse dos mananciaes ou da agua recolhida no reservatório do alto de S. Francisco, a epidemia não teria a predominação que tem em determinada zona da cidade. “Seria geral “.
Si proviesse de cisternas, contaminaria os que se servissem das aguas dellas e os que por qualquer circumstancia estivessem em contacto com a família onde se manifestasse a doença. Não se daria em pessoas de todas as classes, de ruas distantes em pontos diversos da mesma zona!
Si fosse do leite, infeccionaria os fregueses de determinado fornecedor, ou de mais de um mesmo. Mas não atacaria indivíduos que se fornecem de leiteiros diversos, tanto mais quando, entre nós, são numerosos os fornecedores do leite, quasi todos colonos, excepção do grande produtor sr. Schafer, cujos estábulos e cujo escrúpulo são modelares.
Si fosse das verduras, também o mal não poderia ter a expansão que revelou. Claro estava que elle devia se originar de uma causa que se achasse em contacto com maior numero de indivíduos, e essa causa não podia ser senão a agua canalisada.
Uma vez chegados a essa conclusão os médicos e engenheiros patrícios que só se impressionaram com o mal quando elle avolumou-se de forma que a população alarmou-se, e a imprensa tocou rebate, certam observado que o morbus atacou uma zona que se pode limitar pelo Bigorrilho e Rio Ivo, até o Rio Belém.
A suspeita devia recar logo sobre as aguas que servem essa região.