Aguas e exgottos
Inauguração
Teve hoje logar, à 1 ½ hora da tarde, a inauguração dos trabalhos da Empreza de Saneamento desta capital.
O acto realizou-se em primero logar no local destinado à installação bacteriana de exgottos, contiguo à fabrica de phosphoros, comparecendo a elle os srs. presidente do Estado, secretários, general comandante do districto, chefe de policia, e outras autoridades e pessoas gradas.
Fizeram-se representar na festa os jornaes diários desta capital.
Ao chegar o sr. presidente do Estado uma banda musical tocou o hymno nacional, sendo essa autoridade recebida pelos dignos diretores da Empreza. Foi então lançada a pedra fundamental do inicio das obras sendo lavrada uma acta que foi assignada pelos presentes.
N’um barracão adornado de folhagens, onde se achava posta uma mesa, foi offerecido pelos distinctos engenheiros do saneamento um lunch aos convidados, falando, ao ser aberto o champagne, os drs. Alvaro de Menezes, Vicente Machado, monsenhor Celso e dr. Malta Cardoso.
O sr. presidente do Estado fez o brinde de honra, que foi levantado ao presidente da Republica. Tocaram alli, durante a festa, as bandas musicaes do 13° regimento de cavallaria e do regimento de segurança. Em seguida dirigiram-se os convidados ao alto de S. Francisco onde foi demarcado o local para o grande reservatório d’agua.
Ahi os directores da empreza offereceram café, licores e charutos. Tocou por essa occasião a banda de musica do 1° de engenheiros. Amanhã daremos mais detalhadamente a noticia dessa brilhante festa, o que não fazemos hoje por escassez de espaço.