Aguas e exgottos
INTERVIEW
Estando, anciosas, todas as vistas voltadas para os projectados melhoramentos, que vem revolucionar a nossa florescente capital, procuramos colher dados seguros a respeito desses empreendimentos. Hontem, à doce hora vesperal, um nosso companheiro dirigiu-se ao Grande Hotel, onde hospedados se acham os illustres engenheiros drs. Alvaro Menezes, Octaviano Machado e Malta Cardozo.
Gentilmente recebido pelo sr. Zino Zancheta, proprietário daquele estabelecimento, foi o representante do Diario da Tarde introduzido no gabinete dos dignos hospedes, depois de prévio annuncio. Fidalgo acolhimento ahi recebeu elle por parte dos distinctos engenheiros, que foram de captivante lhaneza e fino trato.
Explicado em rapidas phrases o motivo da visita, proptificaram-se em ministrar todas as informações sobre o grande melhoramento com que vae ser dotado Curityba:
P- Qual a empreza que fez o contracto com o governo?
R- Por enquanto não há empreza organizada; o contracto foi firmado entre o governo do Estado e nos diretamente, cabendo-nos o direito de organizarmos uma empreza para levar a termo a constucção, se isso nos convier.
P- Quaes são as obrigações que os senhores assumem para com o Estado?
R- As obrigaões constam todas do contracto e podem se resumir nas seguintes condições capitaes: quanto a agua, fornecimento de um volume diário de 200 litros de agua por habitante, calculada a população da zona a abastecer em 50.000 almas; e quanto a exgottos o systema a adoptar será o systema separado que tem sido o geralmente empregado em todas as cidades do Brazil.
P- Qual o manancial a captar?
R- Pelo contracto somos obrigados a trazer agua da serra do mar ou dos seus contrafortes, tendo já para isso feito o necessário reconhecimento e estudo de toda a serra numa extensão de 40 kilometros, entre a estrada da Graciosa e a linha da Estrada de Ferro do Paraná.
P- Em que ponto será construído o reservatório para distribuição?
R- Será construído em um dos pontos altos da cidade, sendo provável que no alto de São Francisco.
P- Qual o systema de reservatório adoptado?
R- O reservatório será de alvenaria de pedra e tijollos com argamassa de cimento, coberto com abobadas cylindricas, enterrado no solo e dividido em dois compartimentos que permitem a lavagem frequente do mesmo. O typo que nos serviu de base foi o construído em S. Paulo na Avenida Paulista por um dos signatários.
P- De que modo será feira a captação das aguas na serra?
R- Será construída na zona a captar, em ponto conveniente, uma repreza em alvenaria de pedra e cimento, com capacidade e dimensões necessárias, sendo tomadas as precauções essenciaes para evitar a montante dos córregos captados, a polluição das mesmas ou pelos moradores ou por quaisquer outros accidentes.
P- De que modo será feito o tratamento final dos despejos?
R- Por processos biológicos de auto-purificação, a semelhança de notáveis applicações na Inglaterra, na cidade de Manchester e outros, e na America do Sul pela primeira vez tentados nas cidades paulistas de S. Carlos do Pinhal e Rio Claro, onde funccionam com pleno successo há mais de três annos e onde as condições topographicas são análogas as desta cidade. Apóz esse tratamento biológico o effluente será lançado no rio Belém sem que dahi advenha a menor polluição para as aguas do mesmo.
P- Qual o prazo para o início das obras?
R- Pelo contracto somos obrigados a inicial-as dentro do prazo de 60 dias após a assignatura.
P - Qual o prazo para a terminação das mesmas?
R- O prazo de 24 mezes, mas si não sobrevierem accidentes em contrario, como grandes chuvas e demora no recebimento dos materiaes do estrangeiro, contamos concluir as redes dentro de 18 mezes.
P- Qual o ônus que o Estado assume para fazer face aos trabalhos?
R- O Estado emittirá apólices no valor do contracto, que serão recebidas por nós ao typo convencionado, cabendo a nós a colocação desses títulos no paiz e no estrangeiro. Essa emissão será amortisada dentro do praso de 40 annos, não excedendo o serviço annual de juros e amortisação à quantia de 450 contos, que será toda coberta com o próprio produto das taxas de aguas e esgotos
E assim terminou a amistosa entrevista, que solicitamos para interesse de nosso leitores, retirando-se o representante do Diario em extremo penhorado pela gentileza que lhe foi dispensada pelos disctintos profissionaes.