X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Jornal O Estado do Parana S.A.

Transcrição da Edição de 07/02/1925  - Pg. 6

 

Serviços extraordinarios com a remodelação da rede d’Agua

  Nova captação – Encontra-se o Governo apparelhado com todo material necessário para elevação mechanica das aguas do rio Cayuguva.

  Acham-se já em logar próprio, na barra do rio Carvalho, a machina a vapor de 20 H.P., a bomba centrifuga Sulzer que deverpa elevar 50 litros d’agua por sedundo e os tubos de aço Mannesmann para a nova linha de recalque, cuja construcção está sendo activada.

  Com a captação que se está fazendo, completar-se-á nas estiagens a capacidade da linha adductora existente, que é de dez milhões de litros em 24 horas. Para protecção dos novos mananciaes foram adquiridos alguns terrenos adjacentes.

 Consolidação e Rectificação da Linha Aductora.

- Com os serviços de rebatimento das juntas dos tubos em 9.120 metros de comprimento, executados durante o exercício foram terminadas a rectificação e consolidação da linha adductora, no trecho em que atravessa terrenos de brejos, numa extensão de 16.800 metros, aproximadamente.

   Ficou egualmente concluído e construcção da estrada de serviço, ao longo da linha adductora, dando fácil acesso ao trecho referido e reduzindo a distancia desta Capital às captações.

    Abastecimento da Zona Alta. – Está sendo installada junto ao reservatório do Alto de São Francisco, a bomba de recalque que será acionada por motor electrico de 50 cavallos, para elevar a agua ao reservatório a construir no terreno da chácara Schimmelpfeng, recentemente adquirido por 60:000$000.

   O assentamento de tubos necessários a esse serviço de abastecimento da zona alta já foi iniciado e prossegue regularmente.