Como sabeis, autorisado pela lei n° 506 de 2 de Abril de 1903, 0 governo do Estado, em 13 de Abril de 1904, contractouo com o engenheiro Alvaro de Menezes e Octaviano Augusto Machado de Oliveira o serviço de abastecimento de aguas e rêde de esgotos da capital, que estes se obrigaram a dar concluído no praso de 2 annos.
Tendo tido abandonado o serviço, por mais de 30 dias, foi o contracto rescindido, mediante accordo, em 17 de Dezembro de 1907. No dia seguinte foi lavrado novo contracto com os Drs. Luiz de Oliveira Lins de Vasconcellos e Gabriel Dias da Silva, para a construcção das obras necessárias para o perfeito funcionamento d’esse serviço, obrigando-se os contractantes a concluil-as dentro de praso de um anno.
As obras do saneamento tem sido fiscalisadas por engenheiros da Secretaria de Obras Publicas, e ainda não foram officialmente inauguradas, porque os contractantes têm encontrado embaraços oppostos pelos respectivos proprietários para fazer effectiva a desapropriação dos terrenos em que está situado um dos mananciaes que, segundo o contracto, se obrigaram a captar.