“Comquanto ainda não possa trazer ao vosso alto conhecimento, a realisação do plano remodelador a que acabo de alludir, attendendo-se a que melhoramentos de tão grande monta, embora urgentes, não dependem exclusivamente da ação do Poder Executivo, cabe-me chamar a attenção do Congresso para os serviços também de natureza municipal e que já se acham sob a responsabilidade do Estado. São elles os de aguas, exgottos, iluminação publica, em particular.
Quanto ao de aguas e exgottos, contamos até o presente, 2371 installações domiciliares, continuando a respectiva exploração industrial a ser feita pela Empreza Paulista de Melhoramento no Paraná. Esse serviço deixa muito a desejar, não somente pela insufficiência dos mananeciaes captados e falta de um outro reservatório especial que possa supprir a zona alta da cidade, mas também pelos graves defeitos de construcção das respectivas redes.
Para obviar esse inconvinientes, foram ordenados os necessários estudos, de modo a que sejam encontradas as soluções que se mostram urgentes e são exigidas pelos justos interesses da população.”