X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Mensagem ao Congresso Legislativo

Transcrição da Mensagem do Presidente do Estado ao Congresso Legislativo Na 1ª Sessão da 12ª Legislatura em 1° de Fevereiro de 1914 (relativa as ações de 1913) – Página 27

 

    As redes de distribuição d’agua e exgottos resentem-se de grandes defeitos que prejudicam a perfeita execução desse serviço. A primitiva empreza contractante compromettera-se a fornecer 10.000.000 em cada 24 horas, para esse fim tendo sido feitas as captações dos mananciaes da serra, effectivamente utilisados. Si fosse continuo e real o fornecimento do volume d’agua promettido no periodo marcado, ainda hoje seria sufficiente esse supprimento para a população existente na Capital.

    Verificou-se bem depressa, porem a impossibilidade de attingir-se ao volume citado, principalmente nas grandes estiagens, como por exemplo a do anno passado, em que escassamente o liquido fornecido andou por 2.800.000, determinando a providencia da distribuição d’agua por zonas, e alarmando toda a população, assim ameaçada da falta do precioso liquido, para attender às mais indispensáveis exigências da hygiene.

   Os estudos projectados de obras para elevar o suprimento d’agua com a captação de novos mananciaes, foram apresentados à respectiva Secretaria de Estado, pela Empreza Paulista de Melhoramentos, não tendo sido iniciadas as referidas obras, por serem de custo elevado e incompletas para resolver integralmente esse problema, que depende de autorização expressa do Poder Legislativo.