X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Mensagem ao Congresso Legislativo

Transcrição da Mensagem do Presidente do Estado ao Congresso Legislativo - Na 1ª Sessão da 17ª Legislatura em 1° de Fevereiro de 1924 (relativa as ações de 1923) – Páginas 41 e 42.

 

            AGUA E ESGOTOS

   Mereceu, desde o inicio do meu Governo, a minha cuidadosa atenção o serviço de agua e esgotos da Capital. A deficiência das obras executadas, quer quanto a captação de mananciaes na serra, quer às redes de agua e esgotos no perímetro da cidade, tornava-se cada vez mais sensível, com o notável augmento da população urbana, exigindo uma providencia immediata.

   Dada a importância de um serviço que interessa tão de perto a vida de Curityba, não era possível adoptar uma providencia de caracter transitório, que resolvesse apenas a situação actual, mas um serviço completo, que atendesse as necessidades futuras de uma Capital que se desenvolve e cresce consideravelmente. Assim dever-se-ia preferir um projecto geral que permitisse a execução por partes, à medida das exigências do serviço publico.

   Tratando-se de um emprehendimento de tanto vulto e de tão grande responsabilidade technica, resolvi preliminarmente ouvir a opinião abalizada do illustrado engenheiro Dr. Saturnino de Brito, que tomou a si a organização de um projecto de remodelação completa dos serviços de agua e esgotos, o qual em tempo foi entregue a Secretaria de Estado.

   Seguindo o plano desse projecto e atendendo as necessidades mais urgentes, como o serviço de novas captações na serra, o abastecimento dagua das zonas altas da cidade, installações de hydrometros que permitam regularizar o consumo, e a revisão da rêde de esgotos, tem o meu Governo agido nesse sentido, conforme se vê da resenha dos melhoramentos executados e em execução.

  Novas Captações – Com as captações definitivas dos arroios Ipyranga e Ipyranguinha, ficaram concluídos os trabalhos de ampliação que estavam sendo executados na serra do mar, quando assumi o Governo.

    Tornando-se ainda necessario reforçar mais o abastecimento d’agua, durante as periódicas estiagens que se verificam no inverno, resolvi mandar proceder as obras necessarias a elevação mechanica das aguas do rio Cayguava, que permittirá elevar de 4.000.000 de litros por dia, o abastecimento d’agua, ficando completa assim a capacidade da linha adductora existente, que e de 10.000.000 de litros em 24 horas.

   Adquirio já o Governo o material necessário como uma bomba centrifuga “Sulzer”, uma machina a vapor de 120 H.P. e 2800 metros de tubos de aço Mannnesmann.

   Linha Adductora -  Iniciei e continuo os trabalhos de consolidação e retificação da linha adductora, em grande parte já realizados.

   Para que se possa atender melhor o serviço de fiscalização e de concerto da adductora, está sendo construída no seu percurso uma estrada de serviço, que facilitará o acesso a essa canalização.

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Transcrição da Mensagem do Presidente do Estado ao Congresso Legislativo ao prestar a promessa constitucional, para o segundo quatriênio administrativo em 25 de Fevereiro de 1924 – Páginas 65 e 66.

            Reforço do Abastecimento de d’Agua

  Conforme já foi mencionado em outras exposições dirigidas a esse Congresso o volume d’agua disponível, presentemente, na estiagem, é insuficiente ara o abastecimento sempre crescente da Capital.

  Não sendo aconselhável no momento, devido a baixa cambial e ao elevado custo do material a ser importado, proceder-se o reforço do abastecimento mediante a elevação das aguas do rio Iguassu e havendo urgencia em suprir regularmente as canalizações domiciliarias existentes e futuras, durante as periodicas estiagens que se verificam no inverno, resolvi mandar proceder as obras necessárias a elevação mechanica de 4 milhões de litros diários das aguas do rio Cayuguava, na serra do Mar, completando assim em epochas anormaes, a capacidade da linha adductora existente que é de 10 milhões de litros em 24 horas.

    Para esses serviços já foram encomendados uma bomba centrifuga “Sulzer”; uma machina a vapor de 120 H.P. e 2800 metro de tubos de aço Mannnesmann.

   Linha Adductora – Proseguiram durante o exercício, os trabalhos de consolidação e rectificação da adductora, sendo de 4700 metros a extensão do trecho consolidado, durante aquelle período.

   Afim de dar fácil acesso a essa canalização para os consertos devidos à ruptura e outras irregularidades, continua a ser construída ao longo da mesma, uma estrada de serviço, a qual ficou prolongada, durante o exercício, de mais 3700 metros, em terrenos alagadiços. Com esses trabalhos de consolidação d’aquella linha, foi despendido durante o período considerado, a quantia de 46:642$380.

   Ligações e Installações Domiciliarias – Durante o exercício de 1922/23 foram confeccionados pela Seção de Agua e Esgotos da Diretoria de Obras Publicas e Viação, 162 projectos e orçamentos de installações domiciliarias novas e de modificações e ampliações de installações já existentes.