Transcrição da Mensagem do Presidente do Estado ao Congresso Legislativo - Na 2ª Sessão da 16ª Legislatura em 1° de Fevereiro de 1923 (relativa as ações de 1922) – Páginas 78 e 79.
AGUA E ESGOTOS
Por diversas vezes já se tem mostrado os muitos defeitos que se ressentem a linha adductora do abastecimento, a rêde de distribuição d’agua, os coletores dos esgotos e as antigas installações domiciliarias desta Capital.
Vem o Governo empregando os maiores esforços no sentido de remover, pouco a pouco, aquelles inconvenientes, tendo no exercício de 1921-1922, reparado diversas irregularidades, remodelando e ampliando os serviços existentes.
Estrada de serviço – Ao longo da linha adductora está sendo construída uma estrada de serviço, a qual dará fácil acesso a essa canalização e permittirá a rápida execução dos reparos decorrentes de rupturas e outras irregularidades do abastecimento. Ao mesmo tempo estão sendo procedidos os trabalhos de consolidação do tubo aductor, achando-se terminados os serviços no trecho da travessia do alagadiço valle do rio Iguassu, onde a flecha piezométrica atinge no máximo de 94 metros aproximadamente.
O trecho da estrada já construído, na extensão de 5820 metros, limita-se dos dois lados, no sentido longitudinal, por vallos de dessecação, cujos eixos distam de dez metros, dos quaes quatro metros são destinados ao leito da estrada. Parallelamente à estrada e do outro lado do tubo adductor, rasgou-se uma terceira valla para o escoamento das aguas estagnadas nos brejos.
Com a execução desses trabalhos já se obteve um fácil acesso a grande parte da adductora, para os serviços de reparos do tubo, sendo conveniente para o futuro, prolongar a referida estrada até Piraquara, reduzindo de 50% a distancia entre esta Capital e aquella localidade.
Linha adductora – Além dos trabalhos descriptos está sendo procedida a rectificação do alinhamento da adductora, que apresentava trechos prestes a se desconjunctarem e ameaçando assim a interrupção do abastecimento desta cidade, tendo sido feita a rectificação de 2980 metros de tubo, até o dia 30 de Junho ultimo.
Represas – Acham-se concluídas as construcções das represas dos rios Ipyranga e Ipyranguinha na serra do mar, bem como foram executados os reparos que se necessitava um trecho antigo, do aqueducto do Gayguava tendo-se despendido com essas obras a quantia de 22:257$550.
Ampliação das redes de Agua e Esgotos – Executaram-se durante o exercício os serviços de ampliação da rêde d’agua na rua Angelo Sampaio com tubos de ferro galvanizado de 2 ½” na extensão de 170ms; as canalizações de agua e esgotos na rua Vista Alegre com 194 ms. de tubos de ferro galvanizado de 2” e manilhas de barro.