X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Mensagem ao Congresso Legislativo

Transcrição da Mensagem do Presidente do Estado ao Congresso Legislativo - Na 2ª Sessão da 15ª Legislatura em 1° de Fevereiro de 1921 (relativa as ações de 1920) – Páginas 70 a 72.

 

 

      AGUAS E ESGOTOS

  Ao iniciar meu Governo mencionei entre os serviços que mereceriam a minha especial attenção o de agua e esgotos da Capital.

 O augmento sensível da nossa população urbana a par da deficiência das obras já executadas, quer quanto à captação de mananciaes na serra, quer quanto às redes de agua e esgotos no perímetro da cidade, tornavam inadiáveis quaesquer providencias tendentes a remediar o mal, embora com sacrifício do plano de stricta economia por mim delineado.

  Somente um serviço dessa natureza, que affecta tão directamente a saúde publica, poderia me afastar por um instante da directriz que a mim mesmo me tracei ao assumir a administração do Estado.

  Entendo que devem ser postas à margem todas as considerações e todos os motivos que se contraponham à defesa da saúde e, portanto, da vida dos cidadãos. Assim o é na existência individual, assim o deve ser e com mais forte razão, na existência colletiva.

  Todavia tratando-se de um serviço de grande vulto e de grande responsabilidade technica, pois não é intuito meu promover obras de caracter transitório ou aleatório e sim attender definitivamente, e quanto possível, as necessidades atuaes e futuras da população sempre crescente da nossa Capital, julguei de bom alvitre, antes de iniciar qualquer serviço nesse sentido, ouvir a abalizada opinião do illustre Dr. Saturnino de Brito, especialista na matéria e cujo nome já é assaz conhecido no Paiz pelos serviços de saneamento de Santos e Recife.

   Além disso, dentro das minhas normas de administração, precisava conhecer previamente a extensão desse serviço e o seu custo provável, de forma a determinar a execução das obras de mais urgente necessidade e sem prejuízo do plano geral d’aquelle serviço e projecto que fosse definitivamente approvado.

   Aceito gentilmente pelo Dr. Saturnino de Brito o convite que lhe fiz, e manifestando-se elle, dede logo, em perfeito accordo com o plano por mim esboçado relativamente à forma pratica de execução de obras, apresentou, depois de detido exame dos serviços existentes, um minucioso relatório no qual diz sobre as obras novas e de remodelação o seguinte:

   “Procurar-se-á, na remodelação dos serviços, aproveitar todos os elementos que não forem evidentemente condemnaveis; a época, pelas difficuldades econômicas, exige que se proceda de um modo prudente. Está claro que não podemos dizer sobre a construcção boa ou má da totalidade dos serviços enterrados. Ter-se-á de aceitar como satisfatório o que não estiver evidentemente máo; mais tarde ir-se-ão substituindo os elementos que se forem revelando defeituosos.  Entretanto, não há duvida que uma grande parte do serviço terá de ser feto em outras condições, especialmente na parte baixa, onde é possível que pouco ou nada se aproveite.”

   O Governo depois de haver estudado em todos os seus detalhes o parecer do emérito engenheiro, encarregou-o da organização dos projectos de melhoramentos e augmento dos serviços de agua e esgotos, fazendo lavrar o respectivo contracto em 19 de Junho do anno próximo passado. Esses serviços foram contractados pela importância de 45:000$000 e dentro do prazo de dez mezes, a contar da data da assignatura do contracto, deverão estar concluídos.

   O Dr. Saturnino de Brito manifestou-se favoravelmente aos novos serviços de captação que estão sendo executados na serra, de forma a augmentar o volume d’agua na rede de abastecimento, julgando-os como de imprescindível necessidade.

  Esses serviços que foram iniciados na passada administração, tem sido retardados pela falta de material, principalmente de cimento, mas é provavel que já estejam concluídos antes da próxima estiagem hibernal.

  O custo das obras que ainda restam fazer para a perfeita captação dos mananciaes da serra do Marumby, elevar-se-á aproximadamente a 130:000$000, sendo necessario modificar mais tarde o aqueducto do Cayguava para perfeita regularidade do serviço, o que importará n’uma despesa suplementar de 150:000$000 mais ou menos.