7 – LINHA ADUTORA: - A linha adutora, na construção da qual não foram observadas siquer as leis elementares da física e que, durante anos, foi o pavor das administrações do Departamento, devido aos acidentes e interrupções constantes no abastecimento da Cidade, este ano funcionou regularmente, graças ao cuidado especial, observado em sua conservação. Tendo havido, no ano de 1933, 54 horas de interrupção na alimentação dos reservatórios, em 1934, 23 horas, em 1935 houve apenas 14 horas.
8 – MANANCIAIS DA SERRA: - Com a residência efetiva do feitor, encarregado dos mananciais, numa das casas da vila operária, ficou sanada a deficiência de administração e conservação, que se notou nos anos anteriores. Por falta de casas de moradia, na Serra, o zelador dos mananciais era obrigado a residir em Piraquara, e, por melhor vontade que tivesse, não podia atender, eficientemente, aos serviços, devido à considerável distancia que o separava dos mananciais.
Os aquedutos e reprezas funcionaram normalmente. A bomba de recalque, funcionou 2.017 horas, consumindo 1.917 metros cúbicos de lenha e elevando 363.060 metros cúbicos de água. Em confronto com o ano anterior, houve uma redução de 797 horas, no funcionamento da bomba, devido à estiagem de 1925 não ser prolongada, como a do ano anterior. A montagem do novo locomóvel “Henschel” foi concluída no mês de Junho e a casa das máquinas ampliada e reformada para poder abrigal-o.
O locomóvel antigo, que deverá passar por uma reparação, servirá de reserva, em caso de eventual necessidade. Foi construída uma chaminé de alvenaria, de 30 metros de altura, que serve aos dois locomoveis. Esses serviços complementares foram inaugurados com a presença do Snr. Governador do Estado, Secretário de Estado, autoridades e pessoas gradas.
Não tendo havido alteração no pessoal empregado, mas uma pequena diferença no preço da lenha, apenas, o custo do metro de água elevada permaneceu o mesmo do ano anterior.
9- VILA OPERARIA: - Na vila operaria foram construídas mais duas casas, do mesmo tipo e custo das anteriores. Junto a vila foi construído um deposito de madeira de dez (10) por doze (12) metros, para servir de guarda dos materiais e ferramentas empregados na conservação dos mananciais e estradas. Foram também concluídos os serviços de terraplanagem, construídos muros de arrimo e cercas separando as casas.
10- Estradas: - A conservação de estradas, na zona dos mananciais, foi muito bem cuidada.