X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Relatório da Secretaria de Obras Públicas e Colonização

Transcrição do Relatório da Secretaria de Estado dos Negócios de Obras Publicas e Colonisação publicado em 31 de Dezembro de 1910 -  Pgs. 57 a 65.

                                  SERVIÇO DE AGUAS E ESGOTOS

    O Dr. Niepce da Silva, engenheiro director de Obras e Viação enviou-me o seguinte relatorio respeito destes serviços:

   A agua e sua quantidade – Como é sabido, os engenheiros Alvaro de Menezes e Octaviano Machado, em seu contracto de 13 de Abril de 1904, haviam estabelecido para volume total da agua que deveriam captar na serra do mar, o de dez milhões de litros em 24 horas, o que dria para uma população de 50.000 almas um fornecimento diário de 200 litros por habitante.

  “É muito difícil precisar ao certo, a priori, a quantidade de agua que deve caber a cada habitante e por dia, tão sugerida essa quantidade está aos usos e costumes das populações, à natureza do clima, etc. Todavia está hoje universalmente acceita como uma media muito boa a de 200 litros por cabeça e por dia, principalmente para as aglomerações urbanas onde não se exija um exagerado consumo privado, publico e industrial do liquido.

  Nestes termos, o volume a que se obrigavam os contractantes primitivos do serviço de aguas e esgotos desta capital, era um volume perfeitamente acceitavel, tanto mais quanto elle comportava um supprimento para uma população quasi dupla daquela que existia no momento da assignatura do contracto”.

  “Os factos, posteriormente, vieram indicar que aquelles contractantes não haviam empregado os esforços necessarios para a obtenção do volume de 10 milhões de litros diários, limitando-se a captar os mananciaes dos rio Carvalho, braço Carvalho, Cayguava, Mico, Tangará, Urú e Salto, cuja contribuição normal não atinge aquella quantidade de liquido potável. Infelizmente, não tem sido possível estabelecer na serra, até agora, um serviço regular e quotidiano de medições dos mananciaes, o que espero obter da actual Empreza no decurso deste anno. Mas as medições que em varias epochas de estiagem teem sido feitas por varios observadores comprovam, à exuberância, que os mananciaes captados, os quaes, salvo o Urú, que foi substituído pelo seu equivalente, o Carambola, são hoje exatamente os mesmos, não fornecem, sinão excepcionalmente, o volume de 200 litros por habitante e por dia, mesmo para a população actual, computada em 30.000 almas.

               Dia 12 Outubro           Dia 19 Outrubro          Dia 12 Novembro                  

Carvalho           630720                      1728000                       804120

Braço                404640                       841017                        725760

Mico                    46396                       107136                          86400

Tangará               40608                         99360                         86400

Urú                      71712                       114912                          60480

Cayguava         713785                      1382400                        829440

Salto                  212600                       394848                        303400

                          ______                       _______                      _______

                          2123861 Litros           4667763 Litros         2895000 Litros 

 

     Essas medições foram feitas em período de longa estiagem, tendo a segunda, seundo rezam as notas do engenheiro J. Pernetta, sido executada após uma forte chuva que cahira na noute anterior.

    No dia 8 de Junho de 1908, por occasição também de grande secca, o dr. Carlos Pimentel, então Engenheiro Ajudante desta Directoria, fez uma outra medição, cujo resultado foi o seguinte:

                        Rio Carvalho                          1085000

                        Rio Braço do Carvalho            600000

                        Rio Cayguava                        1400000

                        Rio do Salto                            600000

                        Ribeirões restantes                150000

                                    Total                         3835000 Litros

             No anno passado (1909), que foi um anno muitíssimo secco, fiz pessoalmente uma medição muito rigorosa, a 10 de Julho, medição que deu o seguinte resultado:

                        Rio do Salto                              570240

                        Rios Cayuguava, Braço,

                        Mico Urú e Carambola           2738880

                        Rio Carvalho                          1339200

                                    Total                          4648320 Litros

   Depois desse dia, até o dia 18, não choveu mais, segundo attestam as observações pluviométricas da estação de Roça Nova. No dia 18 cahiram 7 millimetros de chuva, no dia 21 cahiram 3,5mm; no dia 24 foram registrados 14 mm e no dia 25 observaram-se 4,5mm. Dahi até o dia 12 de Agosto não cahiu mais uma só gotta dagua, de sorte que nessa ocasião o volume dagua dos mananciais devia estar muito abaixo do valor que tido sido observado no dia 10.

    É muito provável que os valores registrados em 1906, em virtude das medições feitas nos vertedores e mediante o emprego da formula usual Q=mih 2gh, pudessem soffrer algum acréscimo si então, como actualmente, estando as obras de captação concluídas, taes medições fossem effectuadas directamente; segundo o tempo de duração do enchimento das caixas de areia onde, por um lado são recolhidas as aguas do Salto e por outro, o conjuncto das contribuições dos mananciaes restantes, quando se reúnem na caixa de areia contigua à represa do Carvalho.

    “Mas seja como fôr, o que não sofre a menor duvida é que não se póde absolutamente contar com  o fornecimento, em qualquer época, de 200 litros por habitante por dia, à população de Curitiba, pois sendo ella avaliada em 30000 almas seria necessário, actualmente, uma contribuição cotidiana de 6 milhões de litros, o que não se verifica.

   Si considerarmos como mínima a descarga medida de 1908, teremos para essa população, em tempo de estiagem, um suprimento por cabeça e por dia de apenas 128 litros. De 70 litros seria o contingente unitário pessoal, si aceitássemos o valor mínimo registrado em 1906”. 

  “Tomando-se para cada prédio a penna de 1000 litros diários em média, quando estiverem estabelecidas 4000 ligações domiciliarias, o que deverá succeder dentro de pouco tempo, só para o serviço denominado privado serão necessários e imprescindíveis 4000000 de litros, isto é, mais do que o mínimo fornecido pelos mananciaes em varias epochas do anno”. 

   “Mas ao serviço privado ajuntam-se o serviço industrial, que comprehende o fornecimento às fabricas, aos engenhos, etc; o serviço publico, que abrange a lavagem dos esgotos, a irrigação das praças e jardins, a extincção dos incêndios, a manutenção das fontes, e mictórios publicos e além disso o serviço nocivo, que compreende as perdas dagua devidas às fugas naturaes pelos registros, as lavagens das caixas de distribuição, os arrebentamentos de tubos, etc”.

     “Todos esses serviços não se satisfazem sinão com alguns milhões de litros, de maneira que é licito compreender-se quanto será dentro em pouco tempo escasso de deficiente para corresponder às necessidades do consumo da cidade, o volume actualmente fornecido, mesmo normalmente, pelos mananciaes captados na serra do mar”.

     Da consideração desse importante facto, resulta a necessidade, mais do que nunca verificada, de assegurar o regimen hydraulico dos mananciaes que abastecem Coritiba, mediante uma completa e radical protecção às florestas onde se geram e circulam aquelles cursos dagua, nos lugares da captação, assignalando-se distincta e claramente as linhas que deverão envolver a zona a respeitar”.

    Por outro lado, seria da maxima conveniencia que o governo ordenasse desde já os levantamentos necessarios para os estudos das novas captações que terão fatalmente de ser feitas, dentro em pouco tempo, captações que, segundo acreditamos terão que se effectuar em cursos dagua já existentes na bacia oriental ou marítima, taes como os rios Ipyranga e Ipyranguinha”.

   Alem de se ter, assim, todo o tempo necessario para um estudo demorado e perfeito, capaz igualmente de abranger todo o conjuncto de reformas que se fazem necessárias ao serviço de captação, ficar-se-há também apparelhado para impedir, dede logo, uma possível devastação das mattas nas cabeceiras daquelles mananciaes e entrar-se quanto antes na liquidação dos fenômenos possessórios referentes às terras que lhes correspondem”.

        Ligações em funcionamento na Cidade – acham-se até agora funcionando 1148 ligações domiciliarias.

        Pessoal empregado nos serviços da Empresa Concessionaria – actualmente existem empregados 65 homens assim distribuídos:

                        Serviço de ligações                41

                        Serviço de conservação        16

                        Escriptorio e deposito             8

    Serviços durante o anno – Alem dos serviços communs de conservação e ligações domiciliarias, foram effectuadas varias modificações da usina elevatória do efluente e bem assim construcção de um a canaleta de 34 metros de extensão, de tijolos, feita lateralmente à caixa do Cayguava e que desmoronou em 13 metros com a grande enchente ocorrida no dia 29 de Dezembro.

            Arrebentamentos e Interrupções – Deram-se os constantes do seguinte quadro:

Mezes             Dias    Natureza do Serviços             Pontos            Tempo interrupção

Janeiro            7          Conserto de um tubo dagua Dr Muricy                      5 horas

                      11          “                “   “     “       “         R. Riachuelo              10 “

                      14          “                “   “     “       “         C. Araujo                     3  “

                      15          Substituição de um tubo 18   Na Serra                      12  “

                      28          Conserto de um tubo             Dr Muricy                      8  “

Feve.              4          Substituição de um tubo 18   Laranjeiras                  36 “

                      24          Collocação de uma curva na

                                    Linha adductora                     Rio Irahy                     48 “

Março            22          Collocação de uma luva na   R. Amynthas de

                                    Linha adductora                     Barros                         48 “

Julho             26          Substituição de um tubo de   Reservatorio de

                                    18 na Linha Adductora          S. Francisco                 48 “

Agosto            3          Obturação a chumbo de uma

                                    curva                                      P. Tiradentes                 3 “

                        8          Obturação a chumbo de uma

                                    curva                                      R. Liberdade               Não houve             

                        9          Mudança de registro de desc.Rio Belém                  “       “ 

Setembro        5          Substituição de um tubo        R. Aquidaban              “       “

Outubro         15         Mudança da descarga das

                                    aguas servidas do reservatório

                                    de S. Francisco                    

Dezembro      11         Collocação do registro n. 21 da

                                    linha adductora que se tinha

                                    deslocado                                                                  12.horas

                        INSTALLAÇÕES SANITARIAS

            Foram feitas durante o anno pela Empreza Paulista de Melhoramentos  no Paraná as seguintes installações em edifícios públicos assim como na Santa Casa de Misericordia e Asylo de Alienados, elevando-se a Rs. 39556$370 o preço total dessas installações, de accôrdo com o quadro abaixo:

                         Regimento de Segurança. . . . . . . . . .          8:977$280

                        Hospital de Misericordia. . . . . . . . . . . .         9:323$430

                        Necroterio Publico . . . . . . . . . . . . . . . .            759$380

                        Escola Cruz Machado . . . . . . . . . . . . .              891$710

                        Palacio do Governo  . . . . . . . . . . . . . .           3:920$120

                                                            . . . . . . . . . . . . .           2:920$880

                        Grupo Escolar Dr. Xavier da Silva . . .            2:341$360

                        Jardim da Infancia rua Aquidaban . . . .            856$350

                        Jardim da Infancia rua Silva Jardim . . .           711$500

                        Escola Carvalho . . . . . . . . . . . . . . . . . .             657$400

                        Escola Oliveira Bello  . . . . . . . . . . . . . .             538$370

                        Asylo de Alienados  . . . . . . . . . . . . . . .          2:499$300

                        Repartições anexas à Secretaria de

                        Obras Publicas . . . . . . . . . . . . . . . . . . .         5:151$290

                                                                                           __________

                                                                                             39:566$370

    Já foi feita igualmente a installação  no edifício da Secretaria de Finanças, cuja conta ainda não foi remetida, e estão em andamento as dos Grupos Escolares das ruas Visconde de Nacar, Montevidéo, Silva Jardim e Tiradentes, faltando ainda para completar as que se fazem necessárias em próprios estadoaes, os dos edifícios do Museu, Congresso do Estado e Laboratorio Chimico.