X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Detalhe do Acervo: A Linha Adutora do Iporan

['A Linha Adutora do Iporan]
Autor: José Carraro
Titulo: A Linha Adutora do Iporan
Data da foto: 12/12/2024
Categoria: Adutora do Res. do Carvalho
Sub-Categoria: N/A

Uma pequena amostra da complexidade do antigo sistema de captação da agua nos Mananciais da Serra, em Piraquara.

A adutora que fazia a captação da água das caixas ou represas do Ipiranga, Cabra, Bode, Ipiranguinha, Passóca e Polenta, terminava ou desaguava na caixa do Iporan.

A partir do Iporan, um cano de ferro fundido de 300mm captava a agua, até a Torre de Ventilação ao lado da represa, de onde iniciava uma adutora composta por 3 canos de 150mm (2 de ferro fundido e um de PVC), em direção ao sistema de captação do Cayguava. A tubulação de PVC deve ter sido assentada na década de 70, quando esse tipo de material começou a ser utilizado nos mananciais.  No meio do trajeto, em uma torre de inspeção ou ventilação, dos 3 canos, apenas 2 de ferro fundido seguiam em direção ao sistema de captação do Cayguava.

Nas fotos adicionais, várias imagens da adutora do Ipiranga, terminando em uma das laterais da represa do Iporan.  Nessas imagens, uma se destaca: a foto de 2013, onde é possível observar a água das caixas captadas acima do Iporan, chegando na caixa do Iporan. Essa é a ultima imagem dessa adutora com água, pois os canos das captações das caixas acima do Iporan, foram lacrados.

Nas demais fotos, as tubulações da linha do Iporan, as torres de ventilação, os canos da linha do Iporan cruzando o rio Cayguava e por fim, a junção com a adutora de granito, da captação da represa ou caixa do Cayguava. A extensão da linha do Iporan é de aproximadamente 500 metros.

Em uma imagem do Google Earth, a representação por onde a adutora está assentada na mata, no trecho entre a Caixa do Iporan, e o final da linha adutora, na Torre de Ventilação de junção com a Adutora de Granito do Cayguava.

Veja mais imagens.