Reprodução das principais informações sobre o DART-HERALD prefixo PP-SDJ, extraídas do site Aviation Safety.
Situaçâo: Final
Data: Sexta-Feira 3 de Novembro de 1967
Hora: 11:30
Tipo: Handley Page HPR-7 Herald 214
Registro: PP-SDJ
MSM: 190
Primeiro Voo: 1965
Horas Total de Voo: 3191
Motores: 2 Rolls-Royce Dart (series desconhecida)
Tripulação: Fatais: 3 / Ocupantes: 5
Passageiros: Fatais: 18 / Ocupantes: 20
Total: Fatais: 21 / Ocupantes: 25
Danos da Aeronave: Danos Irreparáveis
Local: 25 km (15.6 milhas) do Aeroporto Afonso Pena – Curitiba
Estágio: Na rota (ENR)
Natureza: Voo Doméstico de Passageiros
Aeroporto de Partida: Congonhas-São Paulo SP (CGH/SBSP), Brasil
Aeroporto de Destino: Curitiba-Aeroporto Afonso Pena, PR (CWB/SBCT), Brasil
Narrativa:
A aeronave colidiu com uma montanha (Pico Marumbi) a 4635 pés durante o padrão de descida para a pista 15
Causa Provável:
“Erro do piloto por procedimento impróprio em voo por instrumentos.
a) Falta de programa dinâmico para prevenção de acidentes com aeronaves;
b) Não confirmação sobre o NDB Afonso Pena de Curitiba;
c) Posição imprecisa em relação ao NDB Curitiba/Bacacheri;
d) Não utilização do VOR equipamentos;
e) Falha na execução de todas as fases da descida, com suposta interceptação da perna a favor do vento sem confirmação da posição;
f) Indicação de rádio direcionamento momentâneo de correção imprecisa.
Classificação:
Voo controlado no terreno (CFIT)
Nota: O termo CFIT – Controlled Flight Into Terrain – que se traduz como voo controlado contra o terreno, representa um tipo de acidente aeronáutico que, ao longo dos anos, persiste nas estatísticas como um dos maiores responsáveis perdas de vidas na aviação mundial.
Fonte da Pesquisa