X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Detalhe do Acervo: Conjunto de Manilhas de Barro

['Conjunto de Manilhas de Barro]
Autor: José Carraro
Titulo: Conjunto de Manilhas de Barro
Data da foto: 13/09/2024
Categoria: Adutora do Res. do Carvalho
Sub-Categoria: N/A

“Depósito” de manilhas de barro, que devem ter sido adquiridas no período de construção das primeiras adutoras de captação do sistema dos Mananciais da Serra, entre 1904 e 1910.

Foram descobertas “acidentalmente” pelo Sr. Antonio Galdino dos Santos, conhecido como Nico, que juntamente com seu genro Sr. Claudinei Sampaio, realizavam trabalhos de manutenção da trilha do Ipiranga. O local onde estão as manilhas, fica a poucos metros da Caixa do Ipiranguinha.

Inicialmente, o Sr. Claudinei identificou 10 manilhas, e passou-me a informação no dia 11/09/2024. Em caminhada até o local em 13/09/2024, localizei 15 manilhas, perfeitamente conservadas. As manilhas possuem as mesmas medidas de outras encontradas em adutoras do sistema de captação de água dos Mananciais da Serra, e descritas neste site. Exemplos: Adutora de Cerâmica cruzando o rio do Mico; Adutora sob Rocha, antes da Caixa da Polenta.

A minha análise do porque essa quantidade de manilhas foi levada até este local: deveria ter sido utilizada na construção da linha adutora, entre as Caixas do Ipiranguinha e Passóca, pois de um ponto a poucos metros abaixo da Passóca, a adutora foi construída com manilhas similares as encontradas pelo amigo Nico.

Todas as peças possuem uma gravação com a identificação da Olaria ou Cerâmica de origem: Sensaud de Lavaud & Cie * Osasco. A cerâmica Sensaud é originária da França e se estabeleceu em Osasco no final do século XIX.

Outra dedução, é que esse conjunto de manilhas eram sobras da construção das adutoras no inicio das operações de captação de água nos mananciais, nos anos acima citados.

Um exemplo da quantidade de manilhas que estavam disponíveis para utilização à época das obras, pode ser observada na foto histórica da construção da Caixa do Cayuguava (atualmente denominada como “Velha”).

Localização: S 25°28'30'' - W 48°57'46'' - Altitude: 1053 metros.

Veja mais imagens.
Veja também um vídeo.