X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Detalhe do Acervo: Diário da Tarde - Edição de 06/11/1967 - Pg 7

Autor: José Carraro
Titulo: Diário da Tarde - Edição de 06/11/1967 - Pg 7
Data da foto: 04/11/1967
Categoria: SADIA - Queda de Avião
Sub-Categoria: N/A

Transcrição da Página 7 – Edição de 06 de Novembro de 1967.

 

Dois sobreviventes do “Dart-Herald” em estado de coma

Ainda não estão fora de perigo dois dos quatro sobreviventes do acidente aviatório ocorrido na última sexta-feira, com o avião “Dart-Herald”, prefixo PP-SDJ, da “Sadia”, no morro do Carvalho. Tratam-se do Sr. Armando de Freitas Cajueiro e do comissário Roberto Monteiro da Fonseca, internados no Hospital da Policia Militar do Estado. Já a sra. Silvia Tavares e o operador de vôo Leildo Cardoso apresentam boas condições de recuperação e acredita-se que d. Silvia tenha alta nos próximos dias. As informações partiram do major-médico Jouglas Cordeiro, do Hospital da Policia Militar e do “médico de dia” dos Hospital Geral do Exército, capitão Segalla, respectivamente.

Por volta das 11,15 horas, de ontem, foram concluídos os trabalhos de resgate dos cadáveres do acidente aviatório. Durante todo o dia de domingo e mesmo ontem pela manhã, apesar do mau tempo reinante na Serra do Mar, a equipe de Buscas e Salvamento removei os corpos das vítimas com o helicóptero do SAR e transportou-os até a Base Aérea. Para o Rio de Janeiro foram levados cinco cadáveres, seis para São Paulo e seis para o interior do Estado. Os corpos de Caiuby Tavares e de seus filhos Marcos e Gisele chegaram às 12,30 horas na capela do Hospital Geral do Exército, onde estão sendo velados pela família do engenheiro Eduardo Celestino Rodrigues, pai de d. Silvia.

 

CAUSAS

Segundo revelou o capitão Ramos, designado pelo Brigadeiro Délio Jardim de Mattos para apurar as responsabilidades, a possível causa do acidente teria sido o bloqueio sofrido pelo equipamento de rádio da aeronave. O bloqueio verificou-se devido a interferências magnéticas de ferro ou ouro da montanha quando o avião voava sobre a mesma e fez com que o comandante do “Dart-Herald” suspeitasse estar sobre o Aeroporto Afonso Pena.

Hoje pela manhã deverá chegar à Curitiba uma caravana composta de técnicos da fábrica  “Hansley-Page” – fabricantes do avião sinistrado – e das companhias seguradoras e diretores da “Sadia S/A – Transportes Aéreos, com a finalidade de apurarem as causas que originaram a queda do aparelho. A caravana deverá chegar em avião especial

 

HOSPITAL DA POLICIA

Os srs. Armando Cajueiro e Roberto Monteiro da Fonseca, este último comissário do aparelho, encontram-se internados no Hospital da Policia Militar do Estado. O estado de saúde dos mesmos ainda é grave e segundo o major-médico do Hospital, não estão fora de perigo, e apresentam, além de fraturas e distúrbios internos, profundos sintomas de pneumonia, pois passaram durante toda a noite de sexta-feira...(ininteligível)... campo aberto, apanhando chuva e frio.

O irmão do Sr. Cajueiro – Sr. Renato de Freitas Cajueiro – afirmou que o estado de saúde de seu irmão apesar de ser grave, já tem 70% de possibilidade de melhoras, estando livre de portar defeito físico. O Sr. Renato afirmou, ainda, que seu irmão costumava viajar sempre de avião e que, na ocasião, tinha cerca de 400 cruzeiros novos, em dinheiro, numa pasta.

O Comissário Roberto está apresentando melhoras e está em permanente observação. Seus familiares já estão no hospital e acompanham o desenrolar dos acontecimentos.

 

HOSPITAL GERAL

A Sra. Silvia Rodrigues Tavares e o operador de vôo Leildo Cardoso estão internados no Hospital Geral do Exército e são os sobreviventes que apresentam as melhores condições de saúde. Dona Silvia passa a maior parte do tempo falando com seus familiares. Os corpos do sr. Caiuby Tavares e de seus filhos Marcos e Gisela estão sendo velados na Capela do Hospital do Exército, desde que chegaram na Base Aérea, por volta das 12,00 horas de ontem. Toda a família do Sr. Caiuby e de d. Silvia estão no HGE. O Sr. Eduardo Celestino Rodrigues, pai de d. Silvia, afirmou que “minha filha foi a heroína de toda a tragédia, pois permitiu a localização do aparelho através das batidas na lataria do mesmo”.

 

MAIS OITO

Segundo declarações do capitão-capelão da Força Aérea Brasileira, mais de oito pessoas teriam sido salvas com vida se houvesse um serviço de buscas mais rápido, pois pela posição dos corpos encontrados – sentados, encostados e até escondidos em lugares distantes do local, rastros de sangue no chão e nas pedras – presume-se que muitos ainda estavam vivos até a madrugada de sábado e confirmou com as mesmas palavras de d. Silvia: “um pronto serviço de buscas e salvamento teria salvo mais pessoas”.

 

OS MORTOS

A relação oficial das pessoas que pereceram no desastre do “Dart-Herald”, prefixo PP-SDJ, é a seguinte: Caiuby Tavares, Marcos Tavares, Gisele Tavares, Oleg Sviaguim, Alcides A. J. Silveira, Enio S. Mansur, Florinda Maianese, Gregório Tefeld, Luiz A. Menezes, Osvaldo Ramos, Amadeu Baggio, Clarice Paliundo, G. C. Moraes, Airton Magnaini, João Luiz Sá Freire de Faria, Joaquim da Costa, Antônio Simão Jorge Dib, José Cedro, Eliza Cedro e Airton Loper.

 

Fonte da Pesquisa: Diario da Tarde – Arquivo Digital – Biblioteca Nacional Digital Brasil.

http://memoria.bn.br/hdb/periodico