X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Detalhe do Acervo: Diário da Tarde - Edição de 12 de Abril de 1967 - Pg. 5

['Diário da Tarde - Edição de 12 de Abril de 1967 - Pg. 5]
Autor: José Carraro
Titulo: Diário da Tarde - Edição de 12 de Abril de 1967 - Pg. 5
Data da foto: 15/04/1967
Categoria: Jardim Botânico Paiquerê
Sub-Categoria: N/A

Naturalistas deram o nome de Paiquerê ao Jardim Botânico

Por decisão unânime dos naturalistas do Instituto de Defesa do Patrimônio Natural do Estado, o Jardim Botânico do Paraná, cujo decreto de criação foi assinado no último dia do de março pelo Governador Paulo Pimentel, passou a ser denominado Jardim Botânico Paiquerê.

A sugestão foi apresentada pelo Dr. Edwino Donato Tempski, autor do projeto de fundação da aludida reserva natural nos Mananciais da Serra, em memória de Romário Martins, cognominado o “o príncipe do Jornalismo Paranaense”, que escreveu uma obra intitulada Paiquerê, descrevendo com minucias as terras araucaríanas.

A REUNIÃO

Na reunião realizada na última semana, quando a reportagem da “GAZETA DO POVO” foi alvo de agradecimentos, pela colaboração prestada à campanha de fundação do jardim, estavam presentes todos os cientistas IDPNE, bem como personalidades ligadas ao ramo das ciências naturais. O diretor do Instituto, Dr. Jayme de Loyola e Silva, fez a leitura da ata e discorreu sobre a importância do acontecimento. O Dr. Edwino Tempski, a aseguir, historiou o novo Jardim Botânico – dizendo que “o que se fez até agora ainda é só papel e o Jardim será uma realidade se na sua direção e planificação houver uma equipe de pessoas credenciadas técnica, cultural e afetivamente”.

 

UMA LEI

O Jardim Botânico Paiquerê, que dista 22 quilômetros de Curitiba, ficando vizinho à Piraquara, será um dos maiores e melhores aparelhados parques naturais do mundo. O Instituto de Defesa do Patrimônio se encarregará da preparação geral, bem como da manutenção das mais diversas espécies da fauna e flora. É intenção do Dr. Tempski pedir aos escolares, no dia da árvore, para que vão até o local dar a sua contribuição, plantando uma espécie. Além disso será organizada uma moderna biblioteca com obras especializadas sobre organização de parques naturais, visando reunir no Jardim Paiquerê o que há de melhor em planejamento em todo o mundo.

 

PLANEJADORES

Os técnicos que estarão encarregados de idealizar a organização do Parque e que estiveram presentes na reunião, são os seguintes: professor Cecílio Guarita – Divisão de Metereologia, Ismael Fabrício Zanardini – Divisão de Zoologia, dr. José Antônio Martins – Divisão de Defesa da Fauna, Mauro Holzmann – Divisão de Climatologia, Luiza T.D. Dombrowski – Divisão de Sistemática Botânica, professor Rudolf Bruno Lange – Divisão de Fisiologia, dr. Waldemar Cavallar, André Maeyer, professor José Rosa – Divisão de Genética Vegetal, professor Luiz Campestrini – Divisão de Instrumentos, professor Eduardo Augusto Moreira – Divisão de Fitoquímica e dr. Jayme de Loyola e Silva – diretor do IDPNE.