X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Detalhe do Acervo: Diário da Tarde - Edição de 12 de Janeiro de 1968 - Pg. 9

['Diário da Tarde - Edição de 12 de Janeiro de 1968 - Pg. 9]
Autor: José Carraro
Titulo: Diário da Tarde - Edição de 12 de Janeiro de 1968 - Pg. 9
Data da foto: 12/01/1968
Categoria: Jardim Botânico Paiquerê
Sub-Categoria: N/A

Memorial pedirá ao governador “Jardim Botânico do Paraná”

 

Um memorial contendo assinaturas de autoridades destacadas do Estado do Paraná e do público em geral, será enviado nos próximo dias ao Governador Paulo Pimentel solicitando uma área de terreno nos Mananciais da Serra para a organização no local, do “Jardim Botânico do Paraná”.

A Campanha, liderada pelo ex-Deputado Estadual Dr. Edwino Tempski, associou-se a “Gazeta do Povo” manifestando seu integral apoio, além dos secretários da Agricultura, de Viação e Obras Públicas, a Câmara Municipal de Curitiba e outras entidades culturais e cívicas, elevando a um número aproximado de duzentos.

 

O MEMORIAL

O memorial de três laudas datilografadas, contém uma ampla explanação dos motivos de instalação do Jardim Botânico do Paraná nos Mananciais da Serra, há 20 quilômetros da Capital. Em defesa dos mais altos interesses da cultura e das ciências paranaenses, os signatários fazem a solicitação ao Governador.

 

QUARTO

No quarto dos dez itens que contém o documento, faz-se um apelo para o problema florestal do País e do Estado, chamando a atenção para a Campanha em prol da construção do Jardim nos Mananciais, vizinho à Piraquara. “A sua situação topográfica – descreve – a sua geologia, a sua bacia hidrográfica, o seu clima, o seu regime pluviométrico a sua proximidade e muitos outros fatores de relevante significado, aponta o referido local com o mais indicado para o atendimento daquilo que nele pretendemos ver realizado”.

 

NÃO PERTUBARÃO

Alegam os signatários que a instalação do Jardim nos terrenos aludidos, não perturbarão as funções de excelente abastecedor de água ao município de Piraquara, Hospital São Roque e Penitenciária. Pelo contrário, se o seu patrimônio florestal for carinhosamente preservado ampliado, e diversificado o seu conteúdo sob orientação de técnicos e de naturalistas, se assegurará maior volume de água à bacia hidrográfica local e consequentemente, os serviços encarregados da sua captação e distribuição, desfrutarão de uma maior tranquilidade e eficiência administrativa.

 

O Dr. Edwino Tempski, esteve em palestra com o Dr. Francisco Cunha Pereira Filho (Diretor), oportunidade em que fez a entrega de uma cópia do memorial e debateram aspectos da Campanha. Na verdade, este matutino é o único órgão de imprensa que desde o último mês de agosto vem dando ênfase especial a idéia do Dr. Tempski.