X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Detalhe do Acervo: Diário da Tarde - Edição de 20 de Setembro de 1967 - Pg. 4

['Diário da Tarde - Edição de 20 de Setembro de 1967 - Pg. 4]
Autor: José Carraro
Titulo: Diário da Tarde - Edição de 20 de Setembro de 1967 - Pg. 4
Data da foto: 20/09/1967
Categoria: Jardim Botânico Paiquerê
Sub-Categoria: N/A

Jardim Botânico Paiquerê terá inauguração amanhã

A inauguração amanhã às 14 horas do Jardim Botânico “Paiquerê”, nos Mananciais da Serra, será o ponto culminante das comemorações alusivas à “Semana da Árvore”, que vem se realizando dede o último dia 16 nesta Capital. Aproximadamente mil escolares, do ensino primário ao superior, estarão presentes às solenidades, devendo plantar inúmeras mudas de pinheiro e erva mate ao longo da via que conduz ao novo Parque Natural do Paraná, que em extensão de terra é tido como um dos maiores do mundo.

PRESENÇAS

Além de aproximadamente 500 crianças de grupos escolares e ginásios de Curitiba e Piraquara; alunas do Instituto de Educação; Colégio Militar de Curitiba; Colégio São José; Escolas de Agronomia e Veterinária e de Florestas da UFP, estarão presentes secretários de Estado, autoridades do Ministério da Agricultura e representantes do Governo do Estado. Professores e pesquisadores da Universidade também estarão oferecendo a sua contribuição.

ORQUIDEAS

A Sociedade Paranaense de Orquidófilos, iniciará na oportunidade a organização do Orquidário Paranaense, estabelecendo-a simbolicamente. A caravana será acompanhada de dois corais, jovens oradores, que dentro do Jardim Botânico, entoarão cânticos alusivos à árvore e farão orações sugestivas em homenagem à data que então se comemora.

Toda a cerimônia deverá ser filmada para a posterior divulgação das belezas naturais do Jardim “Paiquerê”.

 

O DIA

O dia da árvore no Jardim Botânico “Paiquerê”. Será uma das mais tocantes homenagens em alusão à data. Dessa forma também o dia da primavera terá expressivo início no Estado do Paraná. Por outro lado, ontem o Deputado Lirio Jacomel, da região de Piraquara, fez um agradecimento ao Governador Paulo Pimentel, por ter propiciado a consecução do empreendimento, de grande importância para o desenvolvimento das riquezas florestais do País.

 

OUTRAS

Enquanto isso a Escola de Florestas a Universidade Federal do Paraná vem dando continuidade às suas programações que tem constado de várias palestras de professores e alunos, respectivamente, em entidades escolares e órgãos de imprensa de Curitiba. Milhares de mudas foram distribuídas solenemente para serem plantadas em ponto estratégico, o que também vem sendo feito pelo Instituto de Defesa do Patrimônio Natural do Estado.

Todas as entidades diretamente responsáveis pelo problema florestal estão empenhados em incutir ao público uma mentalidade que será de grande valia para a conservação e o desenvolvimento de uma das principais riquezas que dispõe a região.