X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Detalhe do Acervo: Diário do Paraná - Edição de 11 de Setembro de 1969 - Primeiro Caderno - Pg. 2

['Diário do Paraná - Edição de 11 de Setembro de 1969 - Primeiro Caderno - Pg. 2]
Autor: José Carraro
Titulo: Diário do Paraná - Edição de 11 de Setembro de 1969 - Primeiro Caderno - Pg. 2
Data da foto: 11/09/1969
Categoria: Jardim Botânico Paiquerê
Sub-Categoria: N/A

Nossa Opinião

Um Jardim Para a Metrópole

Há muito tempo que não se houve falar do Jardim Botânico Paiquerê, cuja inauguração oficial foi feita no ano passado. Mas eis que, agora, a Secretaria da Agricultura nos informa que esse empreendimento não foi esquecido. Ao contrário, a referida Pasta, vem intensificando suas obras de construção, a fim de transformar aquele recanto localizado nos Mananciais da Serra, a realmente pouca distância de Curitiba, num ponto de atração turístico permanente, a par de um centro de estudos cientifícos.

Essa é uma das iniciativas que merecem nosso mais caloroso apoio, por esta mesmas colunas, inclusive porque a criação do Jardim Botânico representa uma garantia de preservação das matas locais, umas das poucas reservas florestais que ainda nos restam, como as demais sob a ameaça de desaparecimento.

É, assim, com grande satisfação que tomamos conhecimento de que prosseguem ali as construções programadas, inclusive a instalação de dois jardins, um de plantas nacionais e outro de estrangeiras, cujo enriquecimento progressivo está desde já garantido, segundo revela um dos mais entusiastas promotores da ideia, o antigo deputado estadual e conhecido orquidófilo, o médico Edwino Tempski.

Não há dúvida que uma vez concretizado o plano geral do “Paiquerê” a população curitibana passará a contar, a cerca de 20 quilômetros do centro da Capital, com um  grande e maravilhoso local de descanso para os domingos e dias feriados, num contato com a natureza que o progresso da cidade a cada dia que passa mais afasta de suas possibilidades. Um detalhe dos mais atrativos, nesse particular, é o programa de construção de uma vasta represa, onde os visitantes poderão praticar a pesca orientada. Nossa Curitiba é, realmente, bastante pobre em oportunidades da espécie para o sadio recreio de seus habitantes. Por isso mesmo há que reconhecer o valor turístico do Jardim Botânico, que vai se constituir, disso estamos convictos, num dos mais pontos de turismo na área geral metropolitana, e, para os curitibanos em particular, numa verdadeira reserva de saúde e escola de conhecimentos sobre a flora e fauna da região.